Notícias
Capes assina acordo para o CsF com o Conselho Interuniversitário Flamengo
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) assinou nesta segunda-feira, 12, memorando de entendimento, no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), com o Vlaamse Interuniversitaire Raad (VLIR) - Conselho Interuniversitário Flamengo da Bélgica (VLIR). O documento foi assinado pelo presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, e pelo embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson.
De acordo com o memorando, a Capes providenciará anualmente até 30 bolsas para alunos brasileiros de graduação e mestrado, os quais realizarão parte de seus estudos em uma das universidades flamengas por até seis meses, com a possibilidade de extensão para até 12 meses, no caso de estágio em laboratório ou indústria.
Da mesma forma, estudantes Flamengos disporão de bolsa de permanência no Brasil de mesma duração, além da possibilidade de Pós-doutorandos flamengos se candidatarem à bolsa "Jovens Talentos" de iniciativa do Programa Ciência sem Fronteiras.
Entre as formas de cooperação previstas pelo documento estão o intercâmbio de estudantes e pesquisadores, a organização de seminários, workshops e simpósios na área de ciência e Tecnologia e o acesso às instalações e recursos.
VLIR
O conselho Flamengo é formado pelas seguintes universidades: Universiteit Gent, Universiteit Hasselt, Katholieke Universiteit Brussel, Universiteit Antwerpen, Vrije Universiteit Brussel e Katholieke Universiteit Leuven.
Ciência sem Fronteiras
O
Programa Ciência sem Fronteiras
é uma iniciativa do governo federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de mais de 100 mil bolsas de estudo no exterior em quatro anos.
O programa é fruto de esforço do Ministério da Educação em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de suas instituições de fomento – Capes e CNPq –, e secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.
Gisele Novais