Notícias
Capes assina acordo de entendimento com consórcio de quatro unidades canadenses
Com o objetivo de aprofundar a cooperação entre acadêmicos e cientistas de instituições brasileiras e do Canadá, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) assinou, no dia 15 de novembro, memorando de entendimento em ensino superior e pesquisa com o Caldo , consórcio formado por quatro universidades canadenses. A cerimônia aconteceu na cidade de Otawa, capital do Canadá.
Participaram da solenidade o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, assim como os representantes das universidades pertencentes ao Caldo: Laval, Otawa, Alberta e Dalhousie.
De acordo com o documento, a cooperação deve ser promovida em áreas que sejam mutuamente benéficas para as comunidades acadêmica e científica dos países, proporcionando o desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa, o fomento à parceria universitária e o apoio a seminários, workshops e conferências.
O memorando designa ainda um comitê gestor, com representantes da Capes e do Caldo, para a solução e encaminhamento de questões técnicas, administrativas e financeiras, bem como a supervisão da execução dos trabalhos.
Para o diretor-executivo do consórcio Caldo, John Zee, o Caldo representa o melhor que o Canadá tem a oferecer, uma vez que alia os serviços especializados, à capacidade intelectual e a pesquisa inovadora das instituições. "Aqui no Caldo os estudantes terão as melhores oportunidades de sucesso", afirmou. "Queremos que o governo e os estudantes brasileiros saibam que estamos prontos para atuar nessa parceria que visa ao enriquecimento da qualidade do ensino e da pesquisa", completou.