Notícias
Capes assina acordo com o Grupo 3M no âmbito do CsF
O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Almeida Guimarães, e o diretor de Negócios do Grupo 3M, Valter Luis Jazon Godoy, assinaram nesta quarta-feira, 19, em Brasília, Memorando de Entendimento em Ensino Superior, Ciência e Pesquisa no âmbito do programa Ciência sem Fronteiras.
O presidente da Capes falou que uma das principais ações das empresas privadas no programa é a oferta de estágios no período das férias. "Temos uma relação de estudantes por localidade e por área de estudo a disposição dos parceiros. Essa é uma atividade que enriquece muito a experiência dos estudantes lá fora."
"Esta parceria vai dar muitos resultados para as empresas, para os profissionais e para o país", afirmou Godoy. O diretor de Negócios disse ainda que a lista dos estudantes interessa muito ao grupo.
Memorando
O memorando de entendimento, que também conta com a participação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), prevê que a cooperação deverá ser promovida em setores e áreas prioritárias descritas pelo Governo Federal do Brasil. Outras áreas específicas de cooperação poderão ser selecionadas e definidas em comum acordo das partes.
A Capes, o CNPq e o Grupo 3M deverão promover a cooperação, observadando as obrigações internacionais e leis nacionais aplicáveis e outros regulamentos válidos. As atividades a serem desenvolvidas serão definidas por um plano de trabalho específico.
Também estiveram presentes durante a assinatura a diretora de Relações Internacionais da Capes, Denise de Menezes Neddermeyer, e a gerente de Relações Governamentais do Grupo 3M, Paula Helena Suárez Abreu.
3M
Sediado em Saint Paul, estado de Minnesota dos Estados Unidos da América, o Grupo 3M consiste em companhias de tecnologias diversificadas, líder em pesquisa e desenvolvimento, com ubsidiárias em mais de 66 países, inclusive no Brasil. Existente desde 1946, atualmente emprega 4.200 funcionários, desses 150 em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento que se encontra em expansão.
Ciência sem Fronteiras
Lançado em dezembro de 2011, o
Ciência sem Fronteiras
já concedeu mais de 21 mil bolsas. A meta do programa é oferecer 101 mil bolsas até 2015. Serão 75 mil por parte do governo federal e o restante com ajuda da iniciativa privada.
O programa promove a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio e da mobilidade internacionais de estudantes, professores e pesquisadores. A oferta de bolsas prevê as modalidades graduação-sanduíche, educação profissional e tecnológica e pós-graduação — doutorado-sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado.
Pelo programa, estudantes de graduação e de pós-graduação podem fazer estágio no exterior para manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, o Ciência sem Fronteiras tenta atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar, por tempo determinado, no Brasil.