Notícias
CAPES apresenta à academia modelo de avaliação multidimensional
A avaliação dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) de todo o Brasil é uma das principais tarefas da CAPES. Para melhorar ainda mais o consolidado sistema de pós-graduação, um novo modelo está em estudo pela coordenação.
Para o próximo ciclo da Avaliação Quadrienal, que tem início em 2021, a CAPES planeja implementar a multidimensionalidade, que vai analisar cinco dimensões dos PPGs. Para isso, nove grupos de trabalho foram criados. O novo modelo é inspirado no sistema europeu de avaliação das instituições, o U-Multirank.
Ensino e aprendizagem e produção de conhecimento são tidos pela CAPES como dimensões fundamentais para o novo sistema. Com a nova metodologia será possível mensurar outros pontos como impacto e relevância para sociedade, além da inovação produzida, internacionalização e inserção regional.
Sônia Báo, diretora de Avaliação, ressalta que as instituições têm diferentes interesses e devem se planejar para alcançá-los. “Na forma que está se pensando a avaliação multidimensional, ela vai estar atrelada à vocação dos programas. Pelo planejamento institucional, os PPGs vão dizer o caminho que querem seguir e serão cobrados por isso”, afirma Sônia.
A Avaliação Multidimensional foi apresentada para os coordenadores de PPG durante o Seminário de Meio-Termo, que está em sua última semana. Das 49 áreas de avaliação, a Interdisciplinar, com 368 programas encerra o Meio-Termo.
Ao todo, passaram pela CAPES mais de 4.500 coordenadores de PPG de todo o país.
Seminário de Meio-Termo
O Seminário de Meio-Termo é uma avaliação intermediária e fornece um diagnóstico da qualidade de cada área, que discute perspectivas para os próximos anos. O Seminário é uma etapa preparatória para a próxima Avaliação Quadrienal, que ocorre em 2021.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES