Notícias
DIA MUNDIAL DA ÁGUA
CAPES apoia pesquisas sobre sustentabilidade
A água é um recurso natural abundante na Terra e essencial para a existência da vida. Cerca de 70% da superfície terrestre é composta de água. No entanto, apenas 3% desse total é água doce, e só 1% considerado próprio para o consumo humano. Por isso, é fundamental o apoio a pesquisas que estimulem a sustentabilidade e melhoria dos recursos hídricos.
O trabalho de Bárbara Gosziniak Paiva, engenheira ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e bolsista da CAPES no mestrado em Engenharia de Materiais, desenvolveu um produto que filtra, esteriliza e refresca a água pela energia solar. O projeto Aqualux estuda a radiação azul e seus efeitos na esterilização, matando micro-organismos, principalmente os patogênicos, que fazem mal a saúde. O projeto recebeu prêmios nacional e internacional.
Outra pesquisa, dessa vez no Rio Grande do Norte, usa casca de caju no processo de tratamento da água. Bruna Ferreira dos Anjos, mestre em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com o apoio da CAPES, explica que, a partir do tanino, composto vegetal presente na casca do cajueiro, é produzido o coagulante utilizado no processo. O produto reduziu a turbidez da água entre 95% e 99% e pode ajudar a mitigar a falta de acesso à agua potável, problema que atinge quase 35 milhões de brasileiros : 27,6% dos nordestinos e 40% da população rural do Nordeste .
Sobre o Dia Mundial da Água
O Dia Mundial da Água foi criado, em 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO-92). A data lembra a importância da água, a conscientização no seu uso sustentável e incentiva as discussões sobre os recursos hídricos.
Legenda das imagens:
Banner e imagem dentro da matéria:
Imagem ilustrativa
(Foto: iStock
)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES