Notícias
DIA DA AMAZÔNIA
CAPES apoia o desenvolvimento da Pós-Graduação na Amazônia
Neste domingo, 05/09, é comemorado o Dia da Amazônia. A data pretende conscientizar a sociedade sobre a importância do bioma, que possui as maiores floresta tropical e biodiversidade do planeta. A CAPES atua na região da Amazônia Legal com o Plano de Desenvolvimento de Programas de Pós-Graduação (PDPG), Amazônia Legal .
Esta ação da CAPES incentiva o desenvolvimento dos programas de pós-graduação em áreas estratégicas da região. São 67 projetos selecionados e 488 bolsas ofertadas: 130 para mestrado, 90 para doutorado e 268 para pós-doutorado. O investimento em cada projeto é de R$627,2 mil. A Amazônia Legal corresponde a 59% do território brasileiro e engloba nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.
O apoio da Fundação abrange oito áreas temáticas: biotecnologia, biodiversidade, conservação e recuperação ambiental, saúde pública, doenças tropicais e tecnologias para o trabalho em saúde, combate e prevenção voltadas ao enfrentamento de epidemias, engenharias e tecnologias de informação e comunicação, clima energia e recursos hídricos, produção animal e vegetal sustentável, diversidade sociocultural e atividade socioeconômica.
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) teve projetos selecionados na área de biodiversidade, conservação e recuperação ambiental. Serão estudados o solo, as bacias hidrográficas, a biodiversidade e produção animal e vegetal da região. A proposta envolve profissionais com diferentes formações e as atividades acontecerão em áreas de grande expansão da fronteira agrícola no norte do Mato Grosso. Paralelamente haverá um trabalho de recuperação e remediação em áreas degradadas, envolvendo organismos aquáticos e de solo.
A participação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no PDPG Amazônia Legal terá duas linhas principais de ação: a telessaúde e a formação e qualificação de professores. O projeto envolverá oito programas de pós-graduação. O grande desafio será fazer a travessia de longas distâncias, majoritariamente por vias fluviais, para alcançar as regiões mais longínquas do maior estado do País. As pesquisas desenvolvidas pela Universidade Federal do Amazonas mobilizarão oito cursos de pós-graduação.
Outra iniciativa da CAPES voltada ao crescimento e valorização da Amazônia é o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) na Amazônia . Lançado em 2018, com orçamento de 93,3 milhões de reais, a ação apoia projetos conjuntos de ensino e pesquisa, em instituições distintas. Com isso pretende melhorar a formação dos pós-graduados, aumentando as notas dos PPG acadêmicos, e diminuindo as diferenças regionais observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação.
Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa (Foto: iStock.com
/Ildo Frazao
)
Imagem 1: Logotipo do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) na Amazônia Legal (Foto: CCS/CAPES)
Imagem 2:
Logotipo do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) na Amazônia (Foto: CCS/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES