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UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CAPES apoia mobilidade virtual internacional na Unilab
Representantes da CAPES visitaram polos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) em dois municípios. Os encontros aconteceram em 29 de fevereiro: pela manhã, em Acarape (CE), no Instituto de Educação a Distância (IEAD) da Unilab para promover a Mobilidade Virtual Internacional (Movi); à tarde, em Redenção (CE), trataram de programas profissionais para professores da educação básica. Suzana Gomes, diretora de Educação a Distância da Fundação, declarou: “A Unilab tem um plano sólido para edificar a educação a distância na instituição”.
Em Acarape, a diretora conheceu os setores e documentos que institucionalizam a EaD na Unilab, como o regimento do IEAD e a Resolução de Funcionamento de cursos EaD. A Unilab quer levar a educação a distância para as nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e a Fundação tratou de apresentar a Movi, via Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), como um meio para concretizar essa oferta.
Já em Redenção, onde fica a sede central da Unilab, foram debatidos diversos assuntos. Um deles foi a oferta, via UAB, em mobilidade virtual para os países da CPLP. O ponto central é a criação polos Internacionais nos países africanos para promover os cursos. Também foram discutidas ações de internacionalização para os Programas Profissionais para Professores da Educação Básica de Biologia (ProfBio), Educação Inclusiva (ProfEI), História (ProfHistória) e Letras (ProfLetras), iniciativa que envolverá as Diretorias de Educação a Distância e de Relações Internacionais da CPAES, e a ampliação da oferta do Ciência é 10 (C10!) para estudantes egressos dos cursos da área de Ciências em vagas adicionais do Edital nº 25/2023, da UAB.
Sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil
O Sistema UAB permite que instituições públicas de ensino superior levem cursos de qualidade, oferecidos na modalidade de educação a distância, a locais isolados do País, a partir da parceria governamental nas esferas federal, estadual e municipal. Seu propósito é contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação, por isso, as ofertas são prioritariamente voltadas para a formação inicial de professores da Educação Básica. Atualmente, 70% das vagas vão para a formação inicial e continuada de professores e 30% para cursos na área de administração pública e desenvolvimento econômico, social e regional.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
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