Notícias
CIDADANIA
CAPES apoia a formação de profissionais da Educação
Programas de pós-graduação para aperfeiçoar professores da educação básica e de graduação para adequar a formação de educadores. Especialização em liderança e gestão educacional. São vários os exemplos de ações da CAPES pensadas para melhorar o ensino de base no Brasil ao qualificar os profissionais da Educação, cujo dia será celebrado no domingo, 6.
Rafael da Silva Assis, professor da rede pública em Araguaína (TO), é um dos cerca de 16 mil titulados pelos Programas Profissionais para Professores da Educação Básica ( ProEB ). No caso dele, o de História (ProfHistória). “Ao me deparar com os conteúdos do mestrado e depois voltar para a sala de aula, minha didática melhorou. Passei a entender que dentro da didática há uma teoria e uma metodologia educacional que dão sustentação ao que é ensinado”. Os ProEB são cursos de pós-graduação stricto sensu para professores atuantes em salas de aula.
Dentro da graduação, para preparar educadores que lecionam em áreas nas quais não são formados, a CAPES oferta o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Maria José Lopes Magalhães, da etnia Kanamari, no Vale do Javari (AM), licenciou-se em Pedagogia Intercultural Indígena e se tornou uma das 60 mil pessoas formadas pelo Parfor. “Planos de aula já eram feitos, mas faltava o entendimento sobre organizar o que se fazia”, sintetiza.
A missão da formação de professores para a educação básica é exercida pela CAPES desde 2007. Nesse tempo, a ação se ampliou e incluiu outros profissionais, como os que trabalham na gestão escolar. É o caso de Marcelo Khalil, coordenador intermediário na Regional de Ensino do Guará, uma das regiões administrativas do Distrito Federal. Ele se especializou em liderança e gestão educacional no Mary Immaculate College, curso oferecido pelo Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda. “Tivemos aulas de inteligência emocional, de como liderar, de como trabalhar essa parte pedagógica de forma mais efetiva. A capacitação me preparou para o cargo que hoje ocupo”, afirma.
Sobre o Dia Nacional dos Profissionais da Educação
A data foi instituída pela
Lei nº 13.054/2014
e é celebrada a cada 6 de agosto, homenageando profissionais essenciais para o futuro do País.
Legenda das imagens:
Banner:
Imagem ilustrativa
(Foto: iStock)
Imagem 1:
Rafael da Silva Assis diz ter melhorado a didática depois de cursar mestrado profissional em História ofertado em Programa da CAPES
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 2:
Maria José Lopes Magalhães é uma das 60 mil pessoas formadas pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 3:
Marcelo Khalil especializou-se em liderança e gestão educacional pelo Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda
(Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES