Notícias
DIA DO ESTUDANTE
CAPES apoia 280 mil alunos de graduação e pós-graduação
A CAPES apoia os estudos de cerca de 280 mil alunos. A Fundação concede atualmente 99,6 mil bolsas de pós-graduação stricto sensu e 60 mil de graduação . Há, ainda, 121 mil matriculados nos cursos da Universidade Aberta do Brasil ( UAB ).
De todo o público-alvo da Fundação, o mais conhecido é o da pós-graduação. A CAPES tem a missão de formar pessoal qualificado neste nível de ensino desde o seu surgimento, em 1951. São 70 anos de experiência. Programas de pós-graduação (PPGs) das cinco regiões brasileiras são beneficiados com bolsas.
Jean Carlos Lipreri da Silva é bolsista da CAPES em Farmacologia na Universidade de São Paulo (USP) desde 2019. O doutorando descobriu que a ezrina é uma proteína presente nos piores casos da leucemia mieloide aguda, câncer agressivo e que afeta o sangue. “A bolsa é essencial para me manter no curso e para desenvolver a pesquisa, pois o financiamento engloba o recebimento de qualquer tipo de apoio às atividades acadêmicas, como os recursos de custeio provenientes do Programa de Apoio à Pós-Graduação ( Proap )”, diz.
A CAPES incluiu a graduação no escopo de suas bolsas em 2007, quando lançou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ( Pibid ). A iniciativa abrange, hoje, 30 mil estudantes. Outros 30 mil são beneficiários do Programa de Residência Pedagógica , originado em 2017. Ambos fazem parte da Política Nacional de Formação de Professores, do Ministério da Educação (MEC).
O Pibid oferece aos alunos da primeira metade dos cursos de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica. O Residência Pedagógica induz o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado, com o começo da imersão na escola na segunda metade do curso. Bruna Louredo foi bolsista pelo primeiro em 2018, na área de Pedagogia, e hoje é apoiada pelo segundo, em Alfabetização. “É fundamental que essa instituição continue esse trabalho de forma brilhante, no investimento em ciência, em pesquisa e em tecnologia”, afirma a pesquisadora.
Assim como o Pibid e o Residência Pedagógica, a Universidade Aberta do Brasil integra a Política Nacional de Formação de Professores. Surgida em 2006, a UAB é a principal ação de indução da educação a distância do governo federal e é mantida pela CAPES. Cento e trinta e três instituições de ensino superior participam do sistema, que conta com 890 polos espalhados pelo País. A UAB se faz presente em 850 municípios.
Daniel Morais está terminando o curso de Ciências Biológicas, na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Ele prestou o vestibular aos 24 anos, quando conseguiu retomar os estudos graças à UAB. “Foi muito importante para mim voltar a estudar. Para minha família também. Meus pais trabalhavam e há muito não estudavam. Eles e meu irmão também voltaram aos estudos. Hoje, somos quatro pessoas com nível superior e temos muito a agradecer”, relata.
Pela modalidade de educação a distância, o Sistema UAB leva a universidade pública de qualidade a locais distantes e isolados do Brasil, facilitando iniciativas que estimulam a parceria entre governos federal, estaduais e municipais, com as instituições públicas de ensino superior. As ofertas de vagas são prioritariamente voltadas para a formação inicial de professores da educação básica.
Sobre o Dia do Estudante
O Brasil comemora o Dia do Estudante em 11 de agosto. A data remete a 1827, quando o então imperador, D. Pedro I, instituiu os dois primeiros cursos de Ciências Jurídicas e Sociais do País, em São Paulo (SP) e em Olinda (PE), e foi oficializada em 1927, para celebrar o centenário do ato.
Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa (Foto: iStock/Drazen Zigic)
Imagem 1:
Com bolsa da CAPES, Jean Carlos Lipreri da Silva identificou proteína ligada a casos graves de tipo de leucemia
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 2:
Bruna Louredo recebeu bolsas da CAPES nas duas metades do curso de licenciatura
(Foto: Divulgação YouTube)
Imagem 3:
A Universidade Aberta do Brasil permitiu a volta aos estudos de Daniel Morais e de seus pais e irmão
(Foto: Divulgação YouTube)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES