Notícias
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CAPES abre 270 vagas para curso de inglês nos EUA
A CAPES publicou na segunda-feira, 5 de novembro, o Edital nº 27/2024, com até 270 vagas para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI). A seleção levará professores de língua inglesa da educação básica, em efetivo exercício nas redes públicas de ensino, para participar de um curso de seis semanas em universidades nos Estados Unidos (EUA).
Cada Estado, e mais o Distrito Federal, terão 10 vagas, distribuídas por modalidade, sendo: 5 para o curso de nível básico, 3 para o intermediário, e 2 para o avançado. As três modalidades contarão com componentes curriculares específicos para o desenvolvimento de metodologias e objetos de aprendizagem, que deverão ser disseminados pelo professor bolsista após o seu retorno ao Brasil.
As inscrições são realizadas pela página da Comissão Fulbright, disponível em www.fulbright.org.br, com o preenchimento do formulário on-line até 15 de janeiro de 2025. O embarque para os EUA está previsto para acontecer entre 26 e 28 de junho.
Os candidatos poderão submeter uma única candidatura. Outros requisitos são: possuir nacionalidade brasileira ou, no caso de estrangeiros, residir no Brasil com visto permanente. Além disso, o candidato deve ser professor concursado, com estágio probatório concluído e estar ministrando aula de língua inglesa na rede pública federal, estadual, municipal ou distrital de educação básica, desde o ato da inscrição no Programa até a implementação da bolsa.
Somente serão classificados os concorrentes que obtiverem nota igual ou superior a 400 pontos no Test of English as Foreign Language - Institutional Testing Program - TOEFL ITP, com pontuação específica para cada modalidade de curso.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES