Notícias
INTEGRIDADE
Campanha pela integridade pública terá participação da CAPES
Ação da CGU discute boas práticas de governança
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) participa da nova campanha da Controladoria-Geral da União ( CGU ) para estimular a adoção de boas práticas de governança. Chamada #INTEGRIDADESOMOSTODOSNOS, a ação terá três momentos, cada um voltado para um tema específico. Em um primeiro momento a mobilização lembra que cada órgão deve implementar um programa próprio de integridade. Em seguida, o tema será assédio moral e sexual. Por fim, será discutida a responsabilização.
Inicialmente o órgão deve escolher um setor para ser o responsável interno do tema — a unidade de gestão da integridade (UGI). Em seguida vem a elaboração de um plano apresentando as medidas que serão implementadas para prevenir, detectar e remediar riscos ao assunto. Por fim, a UGI deverá executar o programa que, periodicamente deverá ser revisado de modo a estabelecer que uma cultura ética e a prevenção à fraude entrem no dia a dia da organização. Na CAPES, o programa está em fase final de análise.
No Poder Executivo, a CGU coordena e disciplina as atividades relacionadas à promoção da integridade pública. Entre suas ações estão a interlocução com os órgãos, a promoção de capacitações e a publicação de informativos e normativos. Os projetos referentes ao tema podem ser acompanhados pelo site ( site ).
Legenda das imagens:
Imagem 1:
Campanha da CGU estimula a criação de programas de integridade pública na administração federal (Foto: CGU)
Imagem 2: CAPES participa da campanha da CGU pela integridade pública. A ação terá três etapas temáticas (Foto: CGU)
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES