Notícias
Brasileiros farão doutorado pleno em Yale
Seis brasileiros de áreas biológicas e biomédicas terão financiamento da CAPES para cursar doutorado pleno na universidade de Yale, nos Estados Unidos. Os estudantes foram aprovados no programa CAPES-Yale, que divulgou resultado nessa terça-feira, 8. Confira o resultado.
Os selecionados vão estudar por até seis anos no Programa Combinado de Ciências Biológicas e Biomédicas (BBS), escola doutoral interdisciplinar que agrega oito especialidades, incluindo biologia computacional, genética e neurociência. Para custear suas atividades, os alunos recebem bolsa, passagens aéreas e auxílio para seguro-saúde.
Conforme informações da CAPES, o formato do BBS é diferente dos cursos brasileiros de pós-graduação, pois em Yale o orientador será escolhido apenas após uma série de atividades. No primeiro ano, os alunos estudam até três matérias por semestre e fazem de duas a quatro rotações de laboratório. Somente então será selecionado um orientador de tese no laboratório em que a pesquisa de doutorado será conduzida.
O objetivo do programa é formar a próxima geração de líderes científicos, que pratiquem convenções necessárias para chefiar pesquisas biológicas e biomédicas. Estão previstos encontros com pesquisadores experientes sobre temas como pós-graduação, gestão de laboratório de pesquisa ou como progredir de descobertas biomédicas básicas para avanços clínicos.
Durante o doutorado, os alunos também terão oportunidade de circular por todos os departamentos para fazer cursos, seminários e conhecer e o corpo docente em toda a Universidade de Yale.
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES