Notícias
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Brasil e Nigéria fazem parcerias
Uma reunião entre membros da Diretoria de Relações Internacionais da CAPES (DRI), do Ministério da Educação, do Ministério das Relações Exteriores, e representantes nigerianos do Fórum de Pesquisas Agrícolas na África (Fara) discutiu possíveis novas parcerias entre Brasil e Nigéria. O encontro aconteceu em Brasília, no dia 28 de abril.
A delegação nigeriana apresentou algumas iniciativas já estabelecidas com o Brasil. Durante a reunião, Rui Oppermann, diretor da DRI/CAPES, destacou que “as parcerias com países do continente africano não devem se restringir apenas para áreas estratégicas - para além das ciências agrárias, de grande importância para a Nigéria - mas resgatar o olhar sobre os laços históricos entre o Brasil, a Nigéria e demais países africanos. ”
Yemi Akinbamijo, diretor executivo do Fara, ressaltou os trabalhos realizados aqui e enalteceu que o país está sempre pronto a ajudar. “O Brasil diz: vamos lá, seguramos sua mão. Nós iremos te acompanhar. Isso faz uma grande diferença no processo de desenvolvimento que África está promovendo”. Abdulrazak Ibrahim, professor e pesquisador nigeriano, fez mestrado e doutorado no Brasil pelo Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) e, hoje, é um dos coordenadores do Fara. “Queremos especializar aqui 5 mil jovens africanos na área de pesquisa em agricultura”, afirmou.
Sobre o PEC-PG
O
Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação
é uma parceria entre a CAPES, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O PEC-PG oferece bolsas de doutorado pleno em instituições de ensino superior (IES) brasileiras a estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação educacional, cultural ou científico e tecnológico. A iniciativa busca aumentar a qualificação necessária para que o participante possa contribuir para o desenvolvimento do seu país.
Sobre o Programa de Cooperação Estratégica com o Sul Global - Coopbrass
O
Coopbrass
oferece bolsas para projetos conjuntos de pesquisa entre Brasil e países parceiros do Sul Global nas modalidades doutorado-sanduíche, assistente de ensino ou pesquisa para doutorandos, pós-doutorado, professor-visitante júnior e professor-visitante sênior; também promove parcerias institucionais e redes de pesquisa sustentáveis. Participam da iniciativa instituições de 35 países da África, Ásia e Oceania, além de 24 da América Latina e Caribe.
Legenda da imagem:
Imagem dentro da matéria: Rui Oppermann, diretor da DRI/CAPES e
delegação africana durante reunião
(Foto: Naiara Demarco - CGCOM/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES