Notícias
Brasil e Holanda dividem experiências sobre educação superior
Reitores brasileiros e holandeses trocaram experiências em reunião realizada nesta terça-feira (23) na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, enfatizou a importância das cooperações com a Holanda e com a Europa em geral para o progresso brasileiro na área de ciência. Também participou do encontro o diretor de Relações Internacionais da agência, Sandoval Carneiro Júnior.
O presidente da Organização Holandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior (Nuffic), Sander van den Eijnden, revelou um panorama geral do ensino superior holandês, signatário do Tratado de Bolonha, que unifica o ensino europeu. Segundo ele, as universidades holandesas se dividem em dois tipos: universidades de pesquisa, que possuem foco maior em pesquisa e oferecem programas nos três níveis de graduação, e universidades de ciências aplicadas, que formam estudantes para atuar no mercado de trabalho e oferecem cursos de graduação e mestrado profissional.
Participações
Maria Paula Dallari, secretária de educação superior do Ministério da Educação (MEC), apresentou o cenário do sistema público da educação brasileira e a renovação da educação superior no país, abordando o desafio de proporcionar mobilidade interna e as possibilidades de intercâmbio, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni) internacional. Representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Alan Barbiero tratou sobre a expansão da pós-graduação como forma de melhorar as assimetrias regionais, fortalecer o sistema nacional de ciência e tecnologia e contribuir para a formação e fixação de doutores no interior do Brasil.
Também debateram ações de suas instituições representantes da Associação das Universidades de Pesquisa dos Países Baixos (VSNU), da Associação das Universidades de Ciências Aplicadas dos Países Baixos (HBO-raad) e das universidades Federal de Minas Gerais (UFMG), Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Federal do Amazonas (Ufam), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Federal de Santa Catarina (UFSC) e Federal de Pernambuco (UFPE).
Missão
O seminário Capes/Nuffic - Encontro de Reitores Brasil-Holanda faz parte de uma missão que tem como objetivo visitar universidades brasileiras para conhecer de perto o ensino superior do país.
Ontem, 22, os participantes visitaram a Universidade de Brasília (UnB). Amanhã, 24, irão à Universidade de São Paulo (USP), à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e à Fundação Getúlio Vargas (FGV), no dia 24. No dia 26, partirão para o Rio de Janeiro e serão recebidos na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). No dia 28, a comitiva retorna para a Holanda.