Notícias
Bolsistas Pibid da UCB fazem reunião para troca de experiências
No dia 5 de dezembro, alunos de graduação e professores da Universidade Católica de Brasília (UCB), que fazem parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), reuniram-se no auditório do Bloco K para partilharem experiências e trabalhos desenvolvidos ao longo do segundo semestre de 2012.
Na programação do evento, os estudantes bolsistas puderam apreciar exposição de banners realizados pelos próprios colegas e, em seguida, participar de uma conferência sobre "Formação de Professores: Desafios e perspectivas", ministrado pelo professor e pró-reitor de Graduação da UCB, Ricardo Spindola Mariz, que mostrou os panoramas atuais da educação básica no Brasil.
Um dos principais desafios esclarecidos pelo pró-reitor é o fato de a sociedade acreditar firmemente que a educação é capaz de solucionar todos os problemas, porém, ele afirma que "a educação pode muito, mas não pode tudo". Segundo Ricardo Spindola, os futuros educadores devem buscar melhores métodos de ensino para melhorar a educação, mas devem ter consciência de que não são heróis capazes de salvar o Brasil dos seus problemas de desenvolvimento.
Pela manhã, o evento foi finalizado com debate, com a mensagem de que o Pibid integra educação básica e a educação superior, abrindo portas para a mudança. A tarde, os futuros docentes deram continuidade à programação participando de oficinas.
Pibid
O
Pibid
é coordenado pela Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica (DEB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e é uma proposta de valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação. Tem como objetivo o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.
O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; ao coordenador institucional que articula e implementa o programa na universidade ou instituto federal; aos coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas; e, ainda, aos docentes de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciados. Também são repassados recursos de custeio para execução de atividades vinculadas ao projeto.
Em 2012, a UCB foi integrada ao programa, por meio do projeto institucional "Formação e docência na educação básica: aprendizagem mútua". O programa permite que os acadêmicos dos oito cursos de licenciaturas da UCB ganhem uma bolsa no valor de R$ 400 reais, além de possibilitar que vivenciem, na prática, metodologias de educação nas redes públicas de ensino do DF.
(Com informações da UCB)