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BOLSISTA EM DESTAQUE
Bolsista recebe prêmio internacional de marketing digital
Doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade da Amazônia (Unama), Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano, foi vencedor do prêmio Jane K. Fenyo, na categoria Best Student Research Paper . Seu artigo foi destaque em um dos mais prestigiados congressos da área de Marketing do mundo, o 2021 Academy of Marketing Science – AMS Virtual Conference – Annual Conference, World Marketing Congress .
Fale sobre o artigo vencedor do prêmio
O artigo intitulado “Elementos psicoemocionais que conectam influenciadores digitais a seus seguidores” buscou identificar os elementos sociais e emocionais que estimulam as pessoas a seguirem influenciadores digitais e virtuais, e por quais fatores estes indivíduos decidem aceitar sugestões, posicionamentos e comportamentos baseados nos conteúdos compartilhados por estas entidades cibernéticas presentes nas redes sociais.
Quais foram os achados?
Alguns dos achados preliminares apontam quatro elementos intrínsecos aos influenciadores digitais e virtuais: a
expertise
, o número de seguidores, as narrativas digitais (
storytelling
) e o estilo de vida digital (
lifestream
). Tais elementos, quando combinados entre si, geram fatores e interseções secundárias como posicionamento e
status
social, forte senso de reputação, percepção de popularidade e a possibilidade de editar estrategicamente as informações estéticas e simbólicas, a fim de compor uma personalidade diferente da apresentada pelo indivíduo no ambiente
offline
, por meio do
digital self
.
Estes elementos de interseção, aprofundam o impacto que o poder social de influência dos influenciadores digitais pode causar nos seguidores, conquistando suas atenções e persuadindo-os de maneira muito mais orgânica, humanizada e eficiente do que outros tipos de métodos de marketing utilizados para direcionar comportamentos e alcançar resultados financeiros e de mercado.
De que maneira a sua pesquisa pode ser aplicada?
As implicações gerenciais da pesquisa contribuirão para que empresas e indivíduos estabeleçam negócios e gerem valor para suas marcas no ambiente digital. Indivíduos que buscam se estabelecer como influenciadores no ambiente digital ou marcas que visam desenvolver seus próprios arquétipos de influência virtual, também serão capazes de criar estratégias de
marketing
mais precisas e eficazes, desenvolvendo narrativas digitais que possam impactar emocionalmente seus seguidores, chamando sua atenção engajando-os a seguir e se comportar de acordo com as suas estratégias estabelecidas.
O que ela traz de benefício para a sociedade?
Ela concederá perspectivas relevantes sobre como os humanos construirão laços relacionais e irão interagir emocionalmente com entidades de influência no ambiente virtual. Ao entender quais elementos podem ser utilizados por indivíduos para influenciarem audiências massivas de maneira eficaz no ambiente virtual, é possível aplicar tais achados para desenvolver modelos comportamentais que gerem valores, conscientizem grupos sobre temas sensíveis, e influenciem na vida das pessoas de maneira positiva. É estratégico entender como grandes massas podem ser influenciadas por estas entidades, para que possamos desenvolver meios que auxiliem na criação de sociedades conectadas de maneira segura. Esperamos que com estes conteúdos desenvolvidos, marcas possam obter vantagens competitivas e consumidores possam se empoderar de informações que lhes concedam influências tecno-sociais positivas em vez de serem manipulados por informações falsas e imprecisas espalhadas no contexto virtual.
Qual o objetivo desse estudo?
Diferentemente dos estudos anteriores, a presente pesquisa visa promover uma discussão mais completa e ampla sobre os fenômenos primordiais que deram origem a esse contexto de influência hiperconectado. Ela busca contribuir para o campo do
Marketing
Digital, construindo um resgate descritivo sobre o fenômeno da proliferação da influência digital. A pesquisa também acrescenta à literatura do campo, uma descrição histórica e cultural do fenômeno da proliferação da influência digital e comunicações mediadas por interações cibernéticas, potencializadas pelo rápido processo de globalização, resultando em novos tipos de relações sociais, influências comportamentais e poder no campo eletrônico virtual. Por fim, também contribui detalhando como inteligências artificiais e arquétipos virtuais buscam empoderar seus seguidores, influenciando-os politicamente, estabelecendo aspetos ideológicos e persuadindo-os em suas escolhas de consumo, causando profundas reações psicoemocionais.
Qual a importância da CAPES?
A partir de programas de apoio a pesquisa fomentados pela CAPES, como o PROCAD e PROCAD Amazônia, pude ter as bases necessárias para realizar um doutorado eficaz, me dedicando totalmente a alcançar resultados robustos para o nosso País. Além disso, o suporte a mim concedido pela CAPES, me possibilitou ter contato com renomados pesquisadores internacionais que me conduziram ao que há de mais profundo e sofisticado em termos de teorias, métodos de pesquisa e linhas de pensamento na área do
Marketing
Digital. Com esta experiência, foi possível aperfeiçoar a qualidade com a qual estamos executando nossos estudos. Sou profundamente grato a CAPES por toda contribuição que tem provido à minha educação. Me sinto honrado em representar o nosso País, ratificando internacionalmente que o Brasil, sobretudo a Amazônia, possui potencial para produzir conhecimentos robustos na área de
Marketing
, nivelando-se com diversas escolas internacionais prestigiadas que produzem ciência de ponta ao redor do mundo.
Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa (Foto: iStock/scyther5)
Imagem 1:
Academy of Marketing Science (AMS Virtual Conference – Annual Conference, World Marketing Congress)
(Foto: Divulgação Facebook
Academy of Marketing Science
)
Imagem 2:
Igor Gammarano, doutorando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade da Amazônia - UNAMA
(Foto: Arquivo pessoal)
Imagem 3:
O prêmio é concedido ao melhor trabalho completo enviado por alunos autores
(Foto: Arquivo pessoal)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
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