Notícias
CIÊNCIA E SAÚDE
Bolsista faz cartilha sobre tipos e finalidades do óleo de copaíba
Aliar o conhecimento popular a informações com respaldo científico. Este foi o objetivo de Mariana Brentini Santiago em seu trabalho de mestrado sobre o uso do óleo de copaíba para fins medicinais. A pesquisadora estudou na Universidade de Franca (Unifran), em São Paulo, com bolsa da CAPES. Em seu trabalho ela separa as diferentes espécies da árvore e explica quais as finalidades da oleorresina extraída de cada tronco.
A agora mestre em Promoção de Saúde lista nove tipos de copaíba em seu estudo: as Copaiferas reticulata, multijuga, langsdorffi, duckei, coriacea, officinalis, cearensis, paupera e lucens . Todas protegem contra parasitas e vermes, mas apresentam variações. Só as multijuga , por exemplo, combatem vírus. Fungos, apenas as langsdorffi . “Listamos espécies existentes no Brasil e todas as ações cientificamente comprovadas. Citamos também a forma em que essa copaíba pode ser usada, como, por exemplo, pomada. E concluímos que é importante alinhar o conhecimento popular ao estudo científico”, conta Mariana.
O trabalho resultou na cartilha Guia das copaíbas: para que serve? , disponível no site do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Apesar de ter sido parte do mestrado de Mariana na Unifran, o documento foi avaliado por uma banca na instituição mineira e revisado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de Pernambuco. No material são oferecidas explicações sobre restrições de uso e efeitos colaterais. Não é recomendado o uso durante a gravidez e a lactação, nem por pessoas com problemas gástricos. Além disso, altas doses podem provocar vômitos, náuseas ou diarreia com cólicas.
“Percebemos que não existia um documento, um manual ou uma cartilha que pudesse falar do uso, da aplicação, que já foi comprovada cientificamente, de uma forma que todas as pessoas pudessem entender”, afirma Carlos Henrique Gomes Martins, coordenador do Laboratório de Ensaios Microbianos da (UFU) e orientador de Mariana no doutorado.
Legenda das imagens:
Banner: Imagem ilustrativa (Foto: iStock/tanyarow)
Imagem 1:
Óleo de copaíba coletado por Carlos Henrique Gomes Martins, da Universidade Federal de Uberlândia
(Foto: CCS/CAPES)
Imagem 2:
Em seu trabalho, Mariana Brentini Santiago explicou as diversas finalidades dos diferentes tipos de óleo de copaíba
(Foto: CCS/CAPES)
Imagem 3:
Carlos Henrique Gomes Martins orientou Mariana no mestrado e é o orientador no doutorado
(Foto: CCS/CAPES)
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CCS/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CCS/CAPES