Notícias
Bolsista do PDEE é premiado no Texas
Ao alcançar o segundo lugar na apresentação de sua pesquisa no Geofrontier 2011, realizado em março, no Texas, Fagner França, bolsista do Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior ( PDEE ) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), afirma que “não teria condições financeiras de participar de um evento assim caso não estivesse no exterior”.
Aluno de doutorado da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/USP), França foi um dos 20 selecionados para apresentar sua pesquisa na atração do congresso, denominada Student Poster Competition. Para ele, a premiação foi uma surpresa. “Eu estava feliz em ter sido selecionado e não esperava por tal, pois a participação era massiva de alunos de pós-graduação de universidades americanas”, afirmou.
Com o mesmo tema de sua pesquisa “Fluência confinada e acelerada de geossintéticos”, o poster apresentado abordou a utilização simultânea das técnicas confinada e acelerada para a verificação da ocorrência de deformações em materiais utilizados em obras de engenharia geotécnica.
Durante o período de estágio, Fagner permaneceu um ano na University of Texas, em Austin, Estados Unidos. Para ele, a participação em programas como o PDEE pode proporcionar diversos benefícios aos pesquisadores. “Além do aprendizado de uma nova língua e o convívio com uma nova cultura, esse tipo de estágio nos traz uma vivência intensa em grandes centros de pesquisa. É um crescimento pessoal e profissional”, completou.
O pesquisador pretende seguir para o pós-doutorado e atuar como professor- pesquisador. “Tenho prazer em ensinar e em pesquisar”, concluiu.
Geofrontiers
O Geofrontiers é um evento de importância internacional, que reuniu na edição deste ano cerca de 1900 participantes. O congresso tem o objetivo de divulgar os novos desenvolvimentos tecnológicos na Engenharia Geotécnica e é realizada por entidades industriais como a
Industrial Fabrics Association International (IFAI), Geosynthetics Materials Association (GMA), Geo-Institute (G-I) da American Society of Civil Engineers (ASCE) e North American Geosynthetics Society (NAGS).
Segunda premiação
Além da premiação no Geofrontiers, França também marcou presença no Geotechnical Seminar - Geo-Austin 2011. O evento foi realizado em fevereiro pelo Geo-Institute (G-I) da American Society of Civil Engineers (ASCE), em parceria com o Department of Civil, Architectural and Environmental Engineering da University of Texas at Austin – universidade onde o pesquisador realizou o estágio do PDEE.
Durante o evento, o estudante apresentou o artigo “Influence of grout post-injection and effective stress on unit skin friction of soil nailing structure built in laboratory”, elaborado em parceria com um amigo a partir de dados de seu mestrado. Para o pesquisador, esse foi mais um benefício que o PDEE lhe proporcionou. “Apesar de não estar relacionado a minha pesquisa de doutorado, só pude participar do evento por estar no estágio PDEE”, afirmou.