Notícias
Ministro da Educação visita Casa do Brasil na França
A Casa do Brasil na França, coordenada pela Capes, receberá a visita do Ministro da Educação, Fernando Haddad e do diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, neste domingo, 9. Às 18h, Haddad conversa com os bolsistas brasileiros da Capes que residem na Casa. Durante a visita, o ministro irá inaugurar a escultura intitulada "Rei vestido de sol ou de lua", de autoria do pernambucano Francisco Brenand. A obra foi doada pelo artista. O transporte e seguros foram financiados pela Federação das Indústrias de Pernambuco.
Construída a partir de um projeto conjunto dos arquitetos Lúcio Costa e Le Corbusier, a Casa do Brasil foi inaugurada em 1959, na cidade universitária de Paris. O prédio passou por uma restauração em 1997.
A Casa do Brasil oferece apoio e moradia a estudantes e pesquisadores brasileiros, desempenhando um importante papel no desenvolvimento da pós-graduação. Abriga, em média, 121 brasileiros que desenvolvem pesquisas em instituições parisienses. Outra função da instituição é divulgar a cultura brasileira e integrá-la às mais de cem representadas na cidade universitária. A difusão se dá por meio de exposições históricas sobre o Brasil. Desde 1985, faz parte do patrimônio histórico moderno da França, contribuindo para mostrar o Brasil no exterior. O local recebe visitas de arquitetos e interessados em arquitetura do mundo inteiro, além de ser objeto de teses de pessoas que fazem doutorado em arquitetura e em história da arte. O prédio recebe uma média de 500 visitantes por dia.
Restauração - Fechada em 1997, por determinação das autoridades sanitárias francesas, devido às condições precárias em que se encontrava, a Casa do Brasil voltou a funcionar em 1998, sob a responsabilidade do Ministério da Educação, por meio da Capes. Mas as atividades foram retomadas somente em setembro de 2000, após a primeira fase de restauração. (Adriane Cunha)