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Missão brasileira no Timor-Leste tem novo coordenador
O Programa de Qualificação de Docentes e Ensino da Língua Portuguesa no Timor-Leste, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), tem novo coordenador. Fernando Spagnolo, doutor em política científica e tecnologia, com mais de 25 anos de atuação na Capes, embarca amanhã, 28, para chefiar, durante um ano, a missão brasileira no Timor-Leste. O programa é resultado de acordo firmado entre os ministérios da Educação dos dois países.
"Participar desse projeto de ajuda à reconstrução de um país, por meio da educação, será um desafio, porque estarei envolvido com diversos níveis de ensino e não apenas com a pós-graduação", diz Spagnolo. Graduado em Filosofia, mestre em educação, exercia o cargo de editor da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG).
Na opinião de Miriam Castanheira, assessora da Capes que coordenou as atividades da missão no período de 20 de junho a 20 de setembro deste ano, participar desse trabalho foi uma oportunidade única e gratificante. Para ela, é de extrema relevância dar continuidade ao programa: "os brasileiros estão engajados não só no cumprimento das ações do programa, relativas à área técnico-educacional, como também na participação de inúmeras atividades voluntárias". Segundo Miriam, o trabalho realizado pelos professores brasileiros vai além da questão educacional. "O grupo está participando ativamente da reconstrução do Timor Leste".
Os docentes brasileiros atuam junto ao Ministério da Educação do Timor-Leste. Do total de 46 professores que participam da missão, 29 estão no Instituto de Formação Contínua de Professores, 14 na Divisão de Educação Superior, dois no Setor de Educação Não-Formal, e um no Setor de Ensino Técnico-Profissional. Alguns deles trabalham também na Universidade Nacional do Timor. (Fátima Schenini)