Notícias
Brasil e Cuba analisam parcerias de pós-graduação
Projetos de intercâmbio de pós-graduação entre Brasil e Cuba serão avaliados, nesta semana, por especialistas de educação em Cidade de Havana, Cuba. O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), Jorge Guimarães, participa do Encontro Binacional de Educação Capes e Ministério da Educação Superior de Cuba (MES).
Uma comissão formada por representantes dos dois países irá julgar 57 projetos brasileiros e cubanos. A parceria foi criada para estimular a troca de experiências científicas em áreas prioritárias definidas pelos dois países. Segundo Guimarães, o objetivo da missão, além de julgar as propostas, é ampliar o intercâmbio e incluir novos parceiros. "Precisamos aprofundar a pesquisa conjunta em diversas áreas importantes, entre elas, tecnologia da informação e energia", destaca.
Os projetos apresentados estão ligados a programas de doutorado com conceitos 5, 6 ou 7 na avaliação da Capes. As equipes selecionadas receberão até três bolsas de estudo por ano para estudantes de doutorado, além disso, são financiadas missões de trabalho dos professores envolvidos nos projetos.
A missão, coordenada pelo presidente da Capes, é composta por três consultores da agência - os pesquisadores Maria de Fátima Grossi de Sá, da Universidade de Brasília e Embrapa; Celso Pinto de Melo, pró-reitor de pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco; e Sandoval Carneiro Júnior, da Universidade Federal de Rio de Janeiro. Entre os critérios analisados estão o caráter inovador da pesquisa a ser realizada e a possibilidade de aumento da produção científica.
Além de analisar as propostas dos brasileiros e cubanos, o grupo irá conhecer os principais institutos de pesquisa e universidades de Cuba com objetivo de aumentar as parcerias entre os dois países. (Adriane Cunha)