Notícias
Propostas de cursos novos de 2006 começam a ser avaliadas pelo CTC
Os integrantes do Conselho Técnico Científico (CTC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), começaram a avaliação das 449 propostas de cursos novos encaminhadas à Capes neste ano. Desse total, foram analisados 37 projetos sendo recomendados 15 mestrados, seis doutorados e três mestrados profissionais. Os novos cursos são, na maioria, da área das ciências agrárias.
O diretor de Avaliação, Renato Janine Ribeiro, destaca a agilidade no processo de julgamento. "Em menos de dois meses conseguimos iniciar o processo de avaliação das propostas deste ano". Segundo Janine, isso significa que as comissões integradas pelos consultores de áreas estão afinadas com a preocupação da agência de realizar uma análise eficiente e de qualidade.
Entre os cursos recomendados, destaque para os cursos de mestrado em agronomia, da Universidade Federal de Roraima, e para o mestrado em produção vegetal, da Universidade Federal de Tocantins. Segundo o representante da área de ciências agrárias, José Oswaldo Siqueira, foi uma aprovação muito positiva, porque são mais dois cursos na região Norte. "Estamos reduzindo as disparidades regionais e ampliando a fronteira geográfica da pós-graduação", considera. Para Siqueira, é de extrema importância que haja a formação de recursos humanos e o desenvolvimento de estudos sobre a produção agrícola nesses Estados, já que o setor está em franca expansão na região Norte. "Em Roraima há plantação de arroz e frutíferas", exemplifica.
A proposta de doutorado em agroquímica, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), de Minas Gerais, que recebeu nota 5, é outro exemplo. De acordo com Siqueira, o programa de pós-graduação da UFV já tinha um mestrado com conceito 5 e conseguiu manter a qualidade nas últimas três avaliações trienais. "Agora foi apresentada a proposta de doutorado com a mesma qualidade. É um programa muito forte", afirma.
A reunião do CTC ocorreu no dia 7 de junho, em Brasília. A data da próxima reunião ainda será definida. Após a recomendação da Capes, os cursos receberão o reconhecimento do Conselho Nacional de Educação (CNE). O total de cursos de pós-graduação existentes hoje no país passa a ser de 3.445. Confira a lista dos cursos recomendados. (Adriane Cunha)