Notícias
Área de ciências biológicas presta homenagem à Glaci Zancan
{mosimage}
Os integrantes da área de ciências biológicas II, que participam em Brasília da Avaliação Trienal 2007 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), fizeram um minuto de silêncio em memória da cientista Glaci Zancan, nesta segunda-feira, 6.
Durante a abertura dos trabalhos da área, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, lembrou das inúmeras características da personalidade de Glaci que a tornaram um exemplo para a comunidade científica. ?Lembro que a primeira vez que vi a professora Glacy ela já expressava seu jeito de batalhadora e defensora da educação e pesquisa brasileiras?, disse. Guimarães foi aluno da pesquisadora.
Glaci Zancan falaceu no dia 29 de junho deste ano. Foi presidente por duas vezes da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Doutora em bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuou mais de quarenta anos como professora universitária e na pesquisa na área de biotecnologia. Atualmente, integrava o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Governo Federal e Conselho Superior da Capes.
Gaúcha, de São Borja, fez pós-doutorado no exterior e trabalhou em Buenos Aires com Luís
Frederico Leloir, prêmio Nobel em química de 1970. No Brasil, assumiu a coordenação do curso de
pós-graduação em bioquímica da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Por meio desse trabalho
implementou um dos primeiros cursos de pós-graduação do país. Entre outros cargos importantes foi
presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular por duas vezes e conselheira
por cerca de 32 anos.(Adriane Cunha)