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Capes quer aprimorar a avaliação
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O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), Jorge Guimarães, abriu nesta terça-feira, 3, em Brasília, uma reunião com integrantes dos cinco grupos de trabalho que estão analisando os critérios e instrumentos utilizados na avaliação desenvolvida pela instituição.
Profissionais qualificados, com experiência na avaliação de cursos de pós-graduação e que, no momento, não estão envolvidos com o sistema da Capes, participam dos grupos, separados por áreas do conhecimento. O grupo um reúne as áreas de física, química, biológicas, medicina e agrárias. O grupo dois analisa as engenharias, ciência da computação e matemática. As ciências humanas e sociais fazem parte do grupo três; artes, arquitetura e letras estão no grupo quatro; enquanto o grupo cinco trata da área multidisciplinar.
De acordo com o diretor de Avaliação, Renato Janine Ribeiro, o objetivo da Capes é fazer uma reflexão que permita ver quais as modificações, grandes e pequenas, que seriam convenientes de serem adotadas na sistemática da avaliação. "Queremos tornar o sistema mais transparente, mais flexível e mais disponível para atender o aumento crescente que está ocorrendo no número de programas", diz Janine. O número de cursos de mestrado e doutorado tem aumentado em torno de 5% ao ano.
A reunião prossegue até manhã, quando os participantes darão início à elaboração de um documento final a ser apresentado no Seminário Avaliar para Avançar, que será realizado nos dias 9 e 10 de novembro, em Brasília. As conclusões servirão de subsídio para a continuidade do processo de aprimoramento, transparência e simplificação da avaliação da Capes, que comemora trinta anos, este ano. (Fátima Schenini)