Notícias
Brasil participa de fórum de educação na Austrália
O governo australiano promove até amanhã, 5, em Brisbane, o Fórum Internacional de Educação. Os objetivos do evento são facilitar a cooperação internacional na área educacional, ampliar o diálogo sobre as perspectivas da educação em âmbito global e buscar soluções para os desafios do setor.
O Ministério da Educação enviou delegação à Austrália, integrada pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), Jorge Guimarães; coordenador-geral de Cooperação Internacional da Capes, Benício Schmidt; e o secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota.
Além do Fórum, a agenda prevê visitas à Universidade de Queensland, encontros com representantes do Departamento de Educação, Ciência e Treinamento e do governo australiano, além de reuniões bilaterais com os ministros participantes para tratar de parcerias com China, Coréia do Sul e Timor Leste, por exemplo. Serão discutidas possíveis cooperações na área de ciência e tecnologia, em setores como nanotecnologia, biotecnologia, aqüicultura e oceanografia.
Integrantes da missão brasileira cumprem agenda desde a semana passada, em Camberra. Na sexta-feira, 31, participaram de reunião na Universidade de Macquarie, em Sydney, e de encontro com a diretoria do Departamento de Educação e Treinamento do Instituto de Sydney.
Cooperação - Em abril de 2005, os ministros da Educação da Austrália e do Brasil assinaram memorando de entendimento para cooperação no campo da educação e capacitação. Entre os acordos firmados estavam o intercâmbio de pessoal acadêmico e estudantes entre escolas e instituições de educação profissional e tecnológica e de educação superior; assistência mútua e troca de informações nas áreas de interesse de escolas de ambos os países; desenvolvimento de atividades conjuntas para o emprego de tecnologia da informação, particularmente da internet, na área da educação, e apoio a bolsas de estudo para pesquisas de pós-graduação, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento dos recursos humanos. Mais informações sobre o fórum na página eletrônica da Australian Education International. (Lívia Jappe, da Assessoria de Comunicação do MEC)