Notícias
Bahia terá primeiro mestrado em dança do Brasil
Com uma proposta inovadora a pró-reitoria de pós-graduação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) obteve a recomendação do primeiro curso de mestrado em dança do país. O diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Renato Janine Ribeiro, participa do lançamento do curso hoje, 26, às 14h30, em Salvador (BA).
O curso propõe pensar a dança numa interface entre arte e ciência. De acordo com Janine, já existiam diversos estudos sobre dança, mas não um curso específico. "Este curso é importante para área, mas, sobretudo, para a Bahia que possui uma história nas artes cênicas, na música e na própria dança", destacou. A proposta recebeu conceito 4 do Conselho Técnico Científico da Capes, o que significa uma boa qualidade.
A Escola de Dança da UFBA irá completar 50 anos em 2006. Possui 24 servidores, um núcleo técnico artístico composto por quatro coreógrafos, um aderecista, um figurinista, um afinador de instrumentos, dois assistentes de artes cênicas e um assistente de direção de artes cênicas.
O Estado da Bahia teve 15 novos cursos de pós-graduação (oito de mestrado, dois de mestrado profissional e cinco de doutorado), recomendados pela Capes neste ano. Os cursos estão distribuídos entre seis instituições de ensino superior públicas e privadas baianos.
País - O Conselho Técnico Científico (CTC) da Capes avaliou este ano 423 projetos de mestrado, doutorado e mestrado profissional vindos de instituições de todo o país. Desse conjunto, aprovou 174, sendo 106 de mestrado, 60 de doutorado e oito de mestrado profissional. As propostas atendem 103 IES. Nesta edição o CTC aprovou o primeiro mestrado do Amapá (Fundação Universidade Federal do Amapá), o que significa que, hoje, todos os estados possuem pelo menos um programa de pós-graduação.
O número de projetos apresentados à Capes em 2005 cresceu 7% em relação a 2004. De 2002 a 2005, foram criados 750 novos cursos de pós-graduação no país. (Assessoria de Imprensa da Capes)