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CTC da Educação Básica discute atribuições e novas formas de atuação
{mosimage}O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC), Jorge
Guimarães, fez a abertura da Terceira Reunião Ordinária do Conselho Técnico Científico (CTC) da
Educação Básica na última terça-feira , 25, em Brasília.
No encontro foram discutidas as formas de atuação do CTC, tendo em vista as atribuições
previstas no novo estatuto da Agência.
A partir das considerações apresentadas por diversos Conselheiros, o CTC decidiu pela
criação de quatro Comitês: Comitê 1 – Sistema Nacional de Formação de Professores - já em atividade
e está encarregado de propor diretrizes para a construção de um sistema nacional de formação de
professores para a educação básica, bem como de propor parâmetros para avaliação da demanda por
profissionais do magistério da educação básica; Comitê 2 – Desenhos Pedagógicos para os Programas
de Formação que deverá opinar sobre critérios e procedimentos para fomento a estudos e pesquisas
relativos à orientação e conteúdo curriculares dos cursos de formação inicial e continuada de
profissionais do magistério da educação básica; Comitê 3 – Avaliação e Regulação, que deverá propor
estratégias para acompanhar a avaliação dos cursos de pedagogia, licenciatura e normal superior nos
processos de avaliação conduzidos pelo INEP e os processos de reconhecimento e de renovação de
reconhecimento de cursos de pedagogia, licenciatura e normal superior, previamente à decisão da
SESu e da SETEC; e Comitê 4 – Fomento, que subsidiará as diretorias da Capes na elaboração de
programas de fomento e no estabelecimento de parâmetros para avaliar o impacto destes programas
sobre os cursos e instituições que receberem recursos financeiros da CAPES.
Para Jorge Guimarães, a CAPES é um exemplo quase único no mundo no quesito fomentar e
avaliar a pós-graduação. ?É um desafio. Vamos trabalhar na linha de federalizar o sistema
educacional fundamental e médio?, diz Jorge Guimarães.
No encontro foi também eleita, por aclamação, a professora Maria Malta Campos, da Fundação
Carlos Chagas, para representar o Conselho CTC-EB no Conselho Superior da Capes. ?Vou dar o melhor
de mim e para isto conto com o apoio de todos os membros do Conselho, para me ajudar nessa
indicação tão simbólica?, disse Malta.
Segundo o Diretor de Educação Básica, Dilvo Ristoff, o 3º. encontro do CTC-EB trouxe três
contribuições extremamente importantes: ?permitiu a discussão do mapeamento das demandas de
formação nas diversas disciplinas da educação básica o que permitirá que cada estado, com o apoio
do MEC, planeje o seu futuro educacional ancorado em informações confiáveis; deixou claro que a
formulação das diretrizes para o sistema de formação de professores não se dá no abstrato, mas em
articulação profunda com a realidade existente, as ações em andamento, e com a imagem de futuro que
temos para o país, e evidenciou a necessidade de Comitês com atribuições específicas, que deverão
levar a estudos aprofundados e a decisões de plenário devidamente sustentadas?.
Na ocasião foram prestadas salvas de palmas em homenagem à antropóloga Ruth Cardoso, mulher
do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que faleceu na terça-feira,24, em São Paulo.
O CTC da Educação Básica é composto por 31 membros, sendo 11 do Ministério da Educação e 20
especialistas de universidades, entidades e organizações educacionais. Discutir, propor e
acompanhar as novas políticas para a formação de professores da educação básica são algumas de suas
tarefas. (Assessoria de Imprensa da CAPES)