Notícias
Capes abre oportunidade para criação de mestrado profissional em áreas específicas
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) receberá projetos para criação de mestrados profissionais em vinte e seis áreas do conhecimento. O objetivo é aumentar a oferta de mestrado profissional, que hoje atinge aproximadamente 7% do total de 1.900 programas de pós-graduação existentes no Brasil. As propostas poderão ser encaminhadas de primeiro de agosto a 30 de setembro.
De acordo com o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, além de municiar melhor os setores sociais da administração pública e das organizações não governamentais, a agência quer contribuir para aumentar o crescimento econômico do país. "Os cursos de mestrado profissional permitem uma transferência rápida e de qualidade do conhecimento científico para a sociedade", afirma. Ele acrescenta que as empresas que contratam profissionais com esta formação têm a chance de elevar sua produtividade.
Janine explica a diferença entre o mestrado acadêmico e o mestrado profissional "o primeiro busca formar, a longo prazo, um pesquisador, com profunda imersão na pesquisa. No mestrado profissional também deve ocorrer a imersão na pesquisa, mas o objetivo é formar alguém que, no mundo profissional externo à academia, saiba localizar, reconhecer, identificar e sobretudo utilizar a pesquisa de modo a agregar valor a suas atividades, sejam estas de interesse mais pessoal ou mais social".
Requisitos - As pró-reitorias de pós-graduação interessadas em encaminhar suas propostas devem acessar a página da Capes, onde estarão as orientações. Os critérios para criação do mestrado profissional são os mesmos do acadêmico, portanto, é necessário que o aluno pesquise, e a maior parte dos docentes tenham doutorado e mantenham produção científica constante, devidamente avalizada pelos parâmetros de sua área. Na avaliação das propostas serão considerados, entre outros pontos, os trabalhos de conclusão de curso, que preferencialmente devem constituir casos de aplicação de conhecimento científico ao ambiente profissional para o qual se volta o curso, e que parte pelo menos do corpo docente demonstre produção em campos aplicados no referido ambiente profissional.
No período anterior de abertura de propostas cursos de mestrado profissional a Capes recebeu 72 propostas. As áreas com maior número foram: multidisciplinar, administração, odontologia e saúde coletiva. Atualmente, o Brasil possui 5.095 alunos de mestrado profissional. (Adriane Cunha)