Notícias
Brasil e Tunísia firmam acordo na área de educação
{mosimage}
O ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu nesta segunda-feira, 16, a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros da Tunísia, Abdel Waheb Abdallah, para a formalização de acordo de cooperação na área de educação superior, pesquisa e tecnologia entre os dois países. O Brasil tem um acordo cultural com a Tunísia, em vigor desde 1970.
Em setembro de 2003, o então embaixador da Tunísia no Brasil, Hassine Bouzid, encaminhou ao MEC minuta de proposta elaborada pelo Ministério do Ensino Superior, da Pesquisa Científica e da Tecnologia da República Tunisiana, de acordo de cooperação nas áreas do ensino superior, pesquisa, ciência e tecnologia a ser firmado entre Tunísia e Brasil.
"O cenário atual é bastante promissor e desejamos estreitar os laços entre os países. Estamos seguros de que este dia irá marcar uma nova etapa nas nossas relações de cooperação com este país", disse Jorge Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).
Desenvolvimento - O acordo prevê o incentivo ao desenvolvimento de diálogo intercultural; a promoção de seminários para pesquisadores de diferentes áreas, como agricultura, biotecnologia, meio ambiente e engenharias e o intercâmbio de professores visitantes. Segundo o chefe da Assessoria Internacional do MEC, Alessandro Candeas, "há 36 anos essa cooperação foi desenhada e não implementada. Agora, é o momento da efetivação".
O ministro Fernando Haddad disse que se sente à vontade para essa cooperação internacional por aspectos históricos e familiares. "O Brasil possui vocação natural para uma abertura para o mundo além das Américas e Europa", disse. "Na área da educação as possibilidades são reais e promissoras. Vamos desdobrar essa reunião em ações concretas e ações cooperadas". (José Leitão - Assessoria de Comunicação do MEC)