Notícias
Professores estrangeiros podem se inscrever até hoje
Termina hoje, 30, o prazo para inscrição no programa Professor Visitante Estrangeiro (PVE), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). A duração das bolsas varia de quatro meses a um ano. Já se inscreveram 47 candidatos, de 16 países. As áreas mais procuradas são química, física, ciências agrárias e biologia.
Para concorrer, os candidatos devem ter título de doutor há cinco anos e produção científica constante e compatível. Será exigida, ainda, dedicação integral a atividades acadêmicas, como lecionar ou orientar dissertações e teses. Eles também devem ser formados em instituições estrangeiras - não serão aceitos diplomas de instituições brasileiras ou de professores com visto permanente no Brasil. O programa concede, anualmente, até duas bolsas por instituição para professores visitantes.
O objetivo do programa é melhorar a qualidade dos cursos de pós-graduação no país por meio do convívio com professores estrangeiros com formação acadêmica diferenciada e competência reconhecida. O espanhol Josep Quer é um deles. Há duas semanas no país - no Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina -, o professor, de 40 anos, decidiu passar uma temporada no Brasil para consolidar o intercâmbio de pesquisa com os colegas da América do Sul. "Mais concretamente, com os brasileiros", disse. Sua área de pesquisa é a linguagem de sinais.
Josep Quer ressalta a importância do programa para a sua formação. "Sem a bolsa, eu não poderia ter vindo. Foi o argumento para que a instituição de pesquisa autorizasse minha estada aqui", afirmou.
Em 2004, houve 50 candidaturas e 43 doutores selecionados. Eles receberam, além da bolsa, passagem aérea de ida e volta e auxílio-instalação. Mais informações sobre o programa acesse aqui. (Raquel Maranhão Sá, da Assessoria de Comunicação do MEC)