Notícias
Área de medicina veterinária encerra hoje 4º Encontro Anual
A área de medicina-veterinária obteve uma melhoria nos conceitos dos cursos de mestrado e doutorado. De acordo com a avaliação trienal 2001/2003 realizada pela Capes, no ano passado, dos 29 programas existentes, dois possuem nível sete e quatro têm nível seis (conceitos considerados de excelência). Na avaliação anterior, relativa ao período 1998/2000, a área contava com somente dois programas de nível seis.
De acordo com o representante da área, Rodrigo Costa Mattos (UFRGS), esses resultados podem ser atribuídos, em parte, à disseminação de informações proporcionada pelos encontros anuais realizados pelos coordenadores de pós-graduação de Medicina Veterinária."Esses encontros servem para manter aberto um canal permanente de diálogo entre os diferentes programas da área", disse. Desde ontem, eles participam, em Brasília, do 4º Encontro Anual, que tem como objetivo básico informar sobre as metas a serem atingidas e os novos critérios utilizados na avaliação. Além disso, o grupo discute os resultados obtidos na última avaliação em busca de soluções.
Outra importante conclusão dos coordenadores da área de medicina veterinária foi o aumento do número de publicações. De um artigo por ano, por docente, publicado basicamente em periódicos nacionais, a média anual, passou hoje para 2,5 artigos por docente, sendo que desses, um é publicado em periódico internacional.
O encontro encerra hoje, 18, com a discussão de temas como programas de bolsas no país e no exterior, Portal de Periódicos, e cooperação internacional. (Fátima Schenini)