Notícias
Programa de cooperação acadêmica recebe propostas até sexta
O prazo para envio de propostas para o Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), termina na sexta-feira, 14. O objetivo do Procad, que faz parte das ações para implementação do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG/2005-2010), é consolidar cursos de mestrado. Nos próximos quatro anos a Capes investirá R$ 24 milhões no programa. Destes, serão disponibilizados R$ 6 milhões, em 2005, para financiar projetos que ampliem a interação científico-acadêmica nas instituições de ensino superior.
Segundo o diretor de programas da Capes, José Fernandes de Lima, na última edição do programa, em 2001, foram encaminhados 160 projetos. O objetivo este ano é receber cerca de 200 projetos. O Procad, explica Lima, é um programa voltado para a formação de recursos humanos de alto nível, nas diversas áreas do conhecimento, vinculado a projetos conjuntos de pesquisa de média duração, "que busca intensificar o intercâmbio científico no país com o envolvimento de equipes acadêmicas de diversas instituições brasileiras de ensino superior e de pesquisa. A intenção é criar condições para a elevação geral da qualidade do ensino superior e da pós-graduação".
O Procad atende duas modalidades de projetos. Os projetos tipo I destinam-se à implantação de redes de cooperação acadêmica no país para o fortalecimento de programa de pós-graduação, núcleos ou grupos de pesquisa em áreas e/ou disciplinas novas ou em curso que explorem as vocações e potenciais locais. Os projetos tipo II destinam-se à implantação de redes nacionais de cooperação acadêmica entre programas consolidados, com a finalidade de fortalecer e avançar a pesquisa e a produção científica conjunta.
Os projetos selecionados terão duração de dois anos. Os autores receberão bolsas de mestrado, doutorado, auxílio-moradia e passagens aéreas. (Cristiano Bastos, da Assessoria de Comunicação do MEC)