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Maioria dos cursos é avaliado com bom desempenho
{mosimage}O panorama da pós-graduação brasileira indica uma melhoria na qualidade dos mestrados e doutorados.
Do total de 2.266 programas de pós-graduação avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de
Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), 35,3% obtiveram conceito 4, que
significa bom desempenho. O conceito 5, de alto nível de desempenho, representa 21,1% dos
programas. E 9,7% tiveram conceitos 6 e 7, exclusivos para programas que oferecem doutorado com
nível de excelência, desempenho equivalente ao dos mais importantes centros internacionais de
ensino e pesquisa, e alto nível de inserção internacional.
Os
resultados da Avaliação Trienal 2007,
que analisou o desempenho de 2.070 cursos de mestrado acadêmico, 1.182 de doutorado e 157 de
mestrado profissional, no período de 2004 a 2006, foram divulgados na quarta-feira, 10, em
solenidade realizada na Sala de Atos do Ministério da Educação (MEC). Receberam o conceito 3, de
desempenho regular, que atende o padrão mínimo de qualidade exigido, 29, 9% dos cursos. E somente
4% receberam conceitos 1 e 2, considerados insuficientes para a recomendação.
Conceitos | Nº de Cursos | Percentual |
7 | 75 | 3,3 |
6 | 144 | 6,4 |
5 | 478 | 21,1 |
4 | 801 | 35,3 |
3 | 677 | 29,9 |
2 | 84 | 3,7 |
1 | 7 | 0,3 |
A Capes avalia os cursos de pós-graduação desde 1976. "Nesses 31 anos, a avaliação ganhou
enorme credibilidade no Brasil e no exterior", diz o presidente da Capes, Jorge Guimarães. Ele
destaca que a avaliação subsidia os avanços de nosso país na produção científica. "O Brasil está em
15º lugar no mundo, na produção científica, tendo ultrapassado muitos países com maior tradição na
pesquisa e formação de recursos humanos. Há uma correlação absoluta entre esse crescimento e a
formação de doutores".
De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Brasil está galgando degraus
importantes no ranking internacional de produção científica, onde está chegando a 2% da produção
científica mundial. "Nosso desafio é fazer essa produção científica chegar às salas de aula, na
educação básica e na graduação, e ao mundo da produção tecnológica, aumentando a produtividade do
trabalho. Esses são dois objetivos importantes do Plano de Desenvolvimento da Educação", salientou
Haddad.
Para o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, os resultados mostram a
pluralidade do sistema. Além de instituições de ensino e pesquisa, o sistema de pós-graduação
inclui cursos ministrados em hospitais, como o do Câncer em São Paulo, institutos, como o Instituto
Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), e até em uma Organização Não Governamental, o Instituto
de Pesquisas Ecológicas (IPE). Janine destacou a avaliação do mestrado profissional, feita
separadamente do mestrado acadêmico. "Pela primeira vez, pessoas do segmento profissional
colaboraram para fazer essa avaliação, em conjunto com os acadêmicos. Essa medida resulta numa
avaliação desses programas, melhor do que no passado."
Os cursos que receberam conceitos 1 e 2 terão prazo de 30 dias para entrarem com pedidos de
recursos. Os resultados finais estão previstos para dezembro. (Fátima Schenini)