Notícias
Capes aprova propostas inovadoras de cursos de pós-graduação
O Conselho Técnico Científico (CTC), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), aprovou nesta semana 23 novos cursos de mestrado e doutorado. Do total, dois são doutorados, doze mestrados acadêmicos e nove mestrados profissionais. Nesta avaliação, o destaque foi a aprovação de uma proposta inovadora de doutorado que envolverá 25 instituições de ensino superior (IES) do país.
O projeto do curso de doutorado foi apresentando pela Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de três instituições federais e uma estadual. As universidades Federal e Estadual do Ceará, Federal de Pernambuco e do Rio Grande do Norte estarão a frente da implementação do curso. O curso de doutorado será em biotecnologia e foi recomendado pelo CTC com conceito 5. "O doutorado é muito importante porque irá representar não só avanços acadêmicos para a região como também avanços tecnológicos", diz o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro.
A coordenadora de Acompanhamento e Avaliação da Capes, Rúbia Silveira, complementa que a proposta é inédita, porque reúne competências de diversas partes do país e, principalmente, irá beneficiar a região Nordeste na formação de recursos humanos.
Já em Pernambuco foi aprovado um curso de mestrado profissional em engenharia de software,com conceito 3. O Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (Cesar) encaminhou à Capes um projeto de qualificação de recursos humanos com foco para o mercado, mas com comprovado aprofundamento em pesquisa. Outro mestrado profissional aprovado foi do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), uma instituição sem fins lucrativos de São Paulo. O curso recebeu conceito 3 e irá formar mestres em conservação da biodiversidade e desenvolvimento sustentável.
Os 22 integrantes do CTC discutiram o parecer técnico de 81 propostas. Os projetos foram apresentados à Capes em 2005 e passaram pela análise dos respectivas áreas da Capes, baseada no critério de avaliação. Os conselheiros não recomendaram 55 propostas e outras estão em diligência (visitas, por exemplo).
Propostas 2005 - Ao todo, foram encaminhadas à Capes, no ano passado, 502 projetos, cerca de 7% a mais comparado ao ano de 2004, quando 471 pedidos de cursos novos foram apresentados. Em 2002, foram 380 propostas e em 2003, 440 inscritas. De 2002 a 2005, foram criados 750 novos cursos de pós-graduação no país. Após a recomendação da Capes, os cursos deverão ser reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). O total de 3.403 cursos de pós-graduação existentes hoje no país passará a ser de 3.426. Confira aqui a lista dos aprovados nesta última reunião do CTC. (Adriane Cunha)