Notícias
Seminário discute metas de desenvolvimento para região do Xingó
Pesquisadores da rede do Programa Regional de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema) e do Instituto Xingó juntamente com a pró-reitoria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) estiveram reunidos hoje, 4, no Seminário de Pós-Graduação e Pesquisa na Sub-região do Xingó em Aracajú (SE). O evento teve como objetivo discutir alternativas para o desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação na região do Xingó, que constitui um trecho da margem do rio São Francisco no semi-árido nordestino.
Estiveram presentes 40 pesquisadores e representantes das instituições de fomento de tecnologia regional. A primeira palestra intitulada O papel do Instituto Xingó no Desenvolvimento da Região: Projetos em Andamento foi apresentada pelo diretor geral do Instituto Xingó Gilberto Nascimento. Em seguida, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), Jorge Guimarães, e do diretor de Programas José Fernandes Lima, que deram a palestra denominada A Contribuição da Capes na Formação de Recursos Humanos na Região do Xingó.
Instituto Xingó - O Instituto Xingó busca o desenvolvimento sustentável por meio da pesquisa em diversas áreas, entre elas, apicultura, implantação de hortas comunitárias, monitoramento de águas subterrâneas, construção de barragens, coleta e identificação de plantas nativas para herbário e treinamento e capacitação profissional. Por meio de parcerias, o Instituto estimula o crescimento do trecho do rio São Francisco entre Itaparica e Xingó, que abrangem os Estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe.(Assessoria de Imprensa da Capes)