Notícias
Lançado doutorado na área de biotecnologia
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, deu início ao primeiro doutorado em Biotecnologia do Nordeste, hoje, 6, em Teresina (PI), com a palestra A Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. No encontro, o diretor de Programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), José Fernandes de Lima, participou do lançamento e destacou o ineditismo da proposta de doutorado. "A Capes recomendou essa proposta de doutorado este ano baseada na união de diversas forças competentes do país. Com certeza esse programa irá beneficiar a formação de recursos humanos na região Nordeste", afirma.
O curso de doutorado em biotecnologia formado em rede terá 104 alunos na primeira turma. As aulas serão presenciais e através de videoconferência. Num período de quatro anos, os primeiros doutores serão formados. A previsão é de que em 2010 cerca de mil doutores estejam titulados e atuando na área.
Além do ministro, participaram da aula inaugural o governador Wellington Dias; o reitor da Universidade Federal do Piaui (UFPI), Luis Júnior; secretário Municipal de Educação, Washington Bonfim, representantes, do presidente da Rede Nacional de Biotecnologia (Renobio), professor Nunes, entre outras autoridades.
O governador do estado avalia que o doutorado representa um grande avanço para a produção agrícola do Piauí. "Nós temos 60% de toda a carnaúba existente no Planeta e não aproveitamos isso. Temos um fruto que tem grande valor agregado, que é o umbu. Hoje, um quilo da polpa de umbu é vendido a cerca de R$ 30,00 e nós não o aproveitamos economicamente", lamenta.
Qualidade - O projeto do curso de doutorado foi apresentado pela Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio), do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio de três instituições federais e uma estadual. As universidades Federal e Estadual do Ceará, Federal de Pernambuco e do Rio Grande do Norte estarão a frente da implementação do curso. O curso de doutorado em biotecnologia e foi recomendado pela Capes com conceito 5. (Adriane Cunha com informações de Leilane Nunes, da Assessoria de Comunicação do governo do Piauí)