Notícias
Abertas inscrições para professor visitante nos Estados Unidos
Pesquisadores e professores interessados em divulgar a ciência, a tecnologia e a cultura brasileiras nos Estados Unidos (EUA) podem participar da seleção do Programa Professor Visitante Sênior. As inscrições devem ser feitas até 31 de março.
A parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e a Comissão Fulbright quer possibilitar a inserção de destacados professores brasileiros, de diversas áreas do conhecimento, no meio acadêmico norte-americano. Os indicados desenvolverão atividades em renomadas instituições de ensino superior dos EUA. Eles deverão dar aulas, realizar pesquisas, e proporcionar orientação técnica e científica, sempre com o objetivo de divulgar a produção científica brasileira.
Requisitos - O Programa oferece dez vagas. Para concorrer é preciso ser doutor há no mínimo cinco anos, ter nacionalidade brasileira e não americana, estar credenciado como docente e orientador em um programa de pós-graduação reconhecido pela Capes. Além disso, é preciso desempenhar atividades acadêmicas em tempo integral, ter fluência na língua inglesa e não receber benefício financeiro de outras agências ou entidades brasileiras com o mesmo objetivo. Não serão aceitas inscrições de candidatos que estejam nos EUA ou que lá estiveram a partir de primeiro de janeiro de 2004 para desenvolver atividades acadêmicas de natureza similar às do programa.
A avaliação das candidaturas será realizada por uma comissão formada por representantes da Capes e da Comissão Fulbright. Será analisado o currículo do candidato, o plano de atividades e da instituição nos EUA. A coordenadora geral de Programas com o Exterior da Capes, Maria Luiza Lombas, alerta que não serão analisadas candidaturas com documentação incompleta ou encaminhadas fora do prazo previsto no calendário.
Os selecionados receberão mensalidade de US$ 4.000,00 por três ou quatro meses, auxílio instalação, seguro saúde, e passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional. O grupo irá participar do ano acadêmico americano de setembro de 2006 a junho de 2007. Outras informações e inscrições acesse aqui. (Adriane Cunha)