Notícias
Capes recebe inscrições para programa de intercâmbio com a Alemanha
O Programa Brasil-Alemanha (Probral), promovido em parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), está com inscrições abertas até o próximo dia 30 de junho.
O programa apóia projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica de instituições de ensino superior brasileiras e alemãs, que promovam a formação em nível de pós-graduação (doutorado-sanduíche e pós-doutorado) e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.
Cada equipe ou curso de pós-graduação interessada em participar do Probral poderá apresentar apenas um projeto, que deverá, obrigatoriamente, estar vinculado a um programa de pós-graduação stricto sensu avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7.
No caso de bolsas de doutorado, o prazo total dos estudos no país e no exterior não deverá ultrapassar quatro anos. Serão considerados apenas aqueles candidatos que já cumpriram pelo menos 50% dos créditos em seu país de origem. A bolsa de pós-doutorado tem duração de dois a doze meses, não sendo permitida a sua prorrogação.
Desde que foi criado em 1994, para apoiar a formação de recursos humanos de alto nível no Brasil e na Alemanha, nas diversas áreas do conhecimento, o Probral já atendeu 221 projetos.
Avaliação conjunta - As propostas apresentadas passam, primeiramente, pela etapa de análise documental, para conferir os documentos apresentados e verificar o enquadramento do projeto nas normas e objetivos do programa. A seguir são encaminhadas para a análise técnico-científica, para estudo do mérito científico do projeto. A seleção final é feita durante a reunião mista anual Capes e DAAD, considerando os pareceres das comissões técnico-científicas dos dois países e de acordo com as disponibilidades orçamentárias. (Fátima Schenini)
Para saber mais sobre o Probral acesse aqui.