Notícias
Brasil e Índia assinam cooperação na área de educação
Programas de intercâmbio científico, cooperação técnica e missões de trabalho na área de educação e pesquisa serão discutidos durante a próxima semana entre representantes do governo brasileiro e indiano, em Nova Delhi, Índia. O Ministério da Educação irá firmar acordo de parceria que permitirá a mobilidade entre instituições educacionais dos dois países. No acordo está previsto intercâmbio entre professores, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação.
Baseado nas necessidades acadêmicas e educacionais do Brasil, o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação, Jorge Guimarães, e chefe da missão, fará uma série de reuniões com representantes do governo indiano a partir de segunda-feira, 21, para definir uma agenda conjunta de ações. Juntamente com o coordenador geral da Cooperação Internacional da Capes, Benício Schmidt, também conhecerá o trabalho desenvolvido no Conselho Indiano de Pesquisa em Ciências Sociais e na Jawaharlal Nehru University.
O novo acordo será assinado na quinta-feira, 24, quando será realizada uma reunião geral sobre os resultados da missão brasileira. O intercâmbio deverá ocorrer em 10 áreas, entre elas, matemática, engenharias, ciência da computação, biotecnologia, saúde e desenvolvimento sustentável.
Outras parcerias - O Brasil mantém projetos na área de ciência e tecnologia com a Índia. Desde 2003, a cooperação bilateral vem sendo intensificada nas áreas espacial, tecnologia da informação e ciências marinhas. (Adriane Cunha)