Notícias
Inscrições abertas para intercâmbio Brasil e Cuba
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) está com inscrições abertas, até 31 de julho, para o programa que realiza com o Ministério da Educação Superior de Cuba (MES). O objetivo do programa é apoiar a formação de recursos humanos de alto nível nos dois países, nas diversas áreas do conhecimento.
O programa apóia projetos conjuntos de pesquisa e cooperação científica entre instituições de ensino superior do Brasil e de Cuba que visem a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação e o aperfeiçoamento de docentes. As propostas apresentadas devem estar vinculadas a programas de pós-graduação avaliados pela Capes, preferencialmente com conceitos cinco, seis ou sete, e contemplar, em especial, a formação de doutorandos, pós-doutorandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores.
A equipe proponente deve ser composta de pelo menos dois doutores, e ter sob sua coordenação docente ou pesquisador brasileiro com título de doutor há pelo menos quatro anos, de reconhecida competência na área.
Financiamento - Segundo informações da assessora técnica da Coordenação Geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), Ivana Ferreira, o programa financia missões de trabalho e de estudos (bolsas). Ela explica que a Capes é responsável pelo pagamento das passagens aéreas dos brasileiros e pelo custeio das atividades correntes para a equipe brasileira até o valor de R$ 3 mil. O governo de Cuba, em contrapartida, financia as passagens aéreas dos cubanos.
As missões de trabalho e de estudos serão custeadas pelo governo cubano, que ficará encarregado pelo fornecimento de alojamento, alimentação, transporte e assistência médica (em caso de emergência). A Capes será responsável pelo pagamento do seguro saúde proporcional ao período de permanência no exterior dos brasileiros em missão de estudos . As missões de trabalho e de estudos para cubanos serão pagas pelo governo brasileiro , conforme o edital do programa.
Ivana Ferreira destaca uma novidade introduzida no programa, este ano: "pela primeira vez desde sua criação, em 1996, será possível a inscrição on line. Acreditamos que essa medida irá possibilitar um crescimento no número de inscritos". Para mais informações acesse aqui. (Fátima Schenini)