Notícias
Capes prevê para março o julgamento de recursos de cursos novos
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, do Ministério da Educação, vai julgar, em março, 136 pedidos de recursos apresentados por instituições que tiveram solicitações de autorização para funcionamento de cursos novos indeferidas. A análise dos recursos está prevista para os dias 15 e 16, durante a reunião do Conselho Técnico Científico - CTC/CAPES.
Segundo o diretor de Avaliação da CAPES, Renato Janine Ribeiro, antes dessa reunião os integrantes do CTC receberão pareceres relativos aos pedidos de recursos elaborados pelos membros das comissões de área, depois de um amplo trabalho de análise e avaliação.
O material será encaminhado por via eletrônica, o que é uma inovação introduzida no ano passado: os conselheiros agora têm acesso ao material antes da data marcada para a reunião do CTC e podem se preparar, antecipadamente, para o julgamento dos recursos.
Sistemática - Renato Janine Ribeiro adianta que a CAPES pretende criar uma sistemática que permita uma definição mais rápida no julgamento de cursos novos. "Um curso novo chega a demorar dois anos para ser apreciado. Pretendemos fazer de tal modo que, até o final de 2005, tenhamos condições de julgar praticamente todos os cursos novos que entrarem neste ano", diz.
Em 2004, a CAPES recebeu em torno de 450 pedidos de cursos novos. E já prevê para o início de abril, a abertura de mais uma oportunidade para as instituições ingressarem com novas solicitações, por meio do sistema Aplicativo de Propostas de Cursos Novos - APCN. (Fátima Schenini)