Notícias
Estande do MEC é referência na 57ª Reunião da SBPC
{mosimage}
A 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) reúne um público diário de mais de dez mil pessoas, na Universidade Estadual do Ceará (UEC), em Fortaleza. O total de participantes matriculados também atinge este número. A estimativa é de que os cinco dias do evento ultrapassem os 20 mil participantes. As palestras e os estandes das secretarias do Ministério da Educação atraem milhares de pessoas diariamente.
Como, por exemplo, Ricardo Zerex, professor da rede pública da cidade de Drolândia, a 360 quilômetros de Fortaleza. "Viajei várias horas para participar deste evento e conhecer de perto os programas do MEC", afirmou. O professor assistiu a palestra da consultora da SESu, Wilsa Maria Ramos, sobre a expansão da educação superior. Atualmente, o Brasil tem 207 instituições de ensino superior na rede pública e 1.652 instituições particulares.
São 3,8 milhões de alunos matriculados. Destes, 70,8% estão nos estabelecimentos privados e apenas 29,2% no ensino público. O MEC investirá no biênio 2005/2006 cerca de R$ 125 milhões para a expansão da educação superior, o que irá gerar 80 mil novas vagas.
Palestras - A 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência termina hoje, 22. O estande do MEC terá as palestras de Mário Pederneiras sobre qualidade na educação superior, às 10h; de Andréa Andrade, sobre educação profissional e tecnológica, às 11h; além da apresentação do Portal de Periódicos da Capes, por Tutila de Brito Aragão.
O estande do MEC reúne publicações das secretarias de Ensino a Distância (Seed), de Ensino Superior (SESu), de Educação Profissional Tecnológica (Setec), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além dos centros federais de educação tecnológica (Cefets) do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Ceará. (Sandro Santos, Assessoria de Comunição do MEC)