Notícias
Capes estimula parcerias entre instituições
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) regulamentou a avaliação de propostas de Projeto de Doutorado Interinstitucional (Dinter) e de Mestrado Interinstitucional (Minter). Os dois projetos, que estimulam as parcerias entre programas de pós-graduação, foram regulamentados pela Portaria nº 67, publicada no Diário Oficial da União dessa sexta-feira, 16.
As duas modalidades de projetos permitem que cursos de pós-graduação reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e já consolidados possam formar turmas especiais de mestrado ou doutorado, em parceria com instituições localizadas em regiões com maior carência de recursos humanos de alto nível. Esse tipo de iniciativa permite viabilizar a formação de doutores ou de mestres fora dos grandes centros educacionais. A implantação de projetos de Dinter ou Minter exige a prévia aprovação de proposta pela Capes.
Segundo o presidente da Capes, Jorge Guimarães, estarão sendo associados programas de bom desempenho com aqueles que ainda têm dificuldades. Em função dessas parcerias, deverá haver uma melhoria geral, especialmente nas instituições receptoras. "O Minter e o Dinter têm vários resultados positivos. Um deles é que, com as parcerias, aquelas instituições com potencial para ter até um mestrado e não conseguem, por falta de massa crítica, falta de capacitação de recursos humanos, terão as condições necessárias, mais rapidamente", diz.
Para Guimarães, os dois projetos aceleram processos de capacitação, e de maturação, onde já há uma massa crítica, possibilitando a apresentação de novos programas à Capes. Uma outra possibilidade, especialmente no Dinter, é que, mesmo ainda não havendo um mínimo de massa crítica, a instituição receptora poderá buscar em uma instituição promotora, que é a que tem o curso consolidado (caso de doutorados avaliados pela Capes com conceitos 5, 6 ou 7), para iniciar uma turma de doutorado composta por pessoas da própria instituição ou de fora. Para mais informações acesse aqui. (Fátima Schenini)