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Educadores discutem projeto que atribui formação de professores à Capes
{mosimage}Cientistas, professores de pós-graduação e dirigentes do Ministério da Educação debatem nesta
quinta-feira, dia 8, em Brasília, o Projeto de Lei nº 7.569, de 2006, que amplia as atribuições da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) para torná-la responsável
também pela formação de professores da educação básica. O projeto tramita na Comissão de
Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal em regime de urgência.
Na abertura da reunião, na sede da agência, o ministro da Educação, Fernando Haddad, destacou
a importância de a Capes utilizar sua experiência de meio século para a formação de professores do
ensino básico. ?Seria um desperdício muito grande não nos aproveitarmos do conhecimento acumulado
ao longo desses anos?, disse. Além disso, o ministro salientou que a atuação será sempre na
perspectiva do fomento, da indução, como ocorre na pós-graduação.
Para o presidente da Capes, Jorge Guimarães, a formação de professores da educação
básica será um desafio. ?Queremos contribuir para uma maior interação entre a educação e a ciência?,
afirmou o presidente da Capes, Jorge Guimarães.
Na opinião da vice-presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, Suely Druck, é
necessário garantir qualidade nos cursos de formação de professores. (Súsan Faria, da Assessoria de
Comunicação do MEC)