Notícias
Futuro da pós-graduação brasileira será debatido na 57ª SBPC
{mosimage}Representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) mostrarão as ações, políticas e projetos de excelência da pós-graduação brasileira na 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a partir deste domingo, 17, em Fortaleza (CE).
Na programação sênior, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, participa do simpósio O Programa Nacional de Pós-graduação:Balanço e Perspectivas. Guimarães, falará sobre as metas da pós-graduação brasileira nos próximos cinco anos. "O plano é estratégico para tornar o Brasil mais competitivo nas áreas de educação, ciência e tecnologia. A meta é formarmos em 2010, 16 mil doutores", enfatiza Guimarães. Participam da discussão Emídio Cantídio de Oliveira Filho, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Manoel Odorico de Morais Filho, pró-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC). O simpósio será realizado na terça-feira, 19, às 14h, no auditório central da Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Na quarta-feira, 20, às 14h, o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, coordena o simpósio O Futuro do Livro na Avaliação dos Programas de Pós-graduação. O encontro tem a participação do José Castilho Marques Neto, professor da Universidade Estadual de São Paulo e Gilberto Velho, professor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O debate será no Auditório 2, Bloco Q, da UEC.
Programação no estande - O estande da Capes estará localizado no espaço do MEC. No local, os participantes da 57ª Reunião poderão conhecer o Portal de Periódicos da Capes, maior banco de informações científicas do mundo, e ainda conhecer o processo de concessão de bolsas no Brasil e no exterior financiadas pela agência. Estarão disponíveis publicações da pós-graduação brasileira, entre elas, a RBPG (Revista Brasileira da Pós-graduação), editada pela Capes.
Mini-palestras temáticas - Durante os cinco dias de encontro são esperados 20 mil visitantes. Na programação paralela, pesquisadores e professores vão relatar experiências bem sucedidas, que tiveram apoio da Capes. Na terça-feira, 20, às 15h, o grupo de pesquisa do professor José Aires de Castro Filho, da UEC, apresenta o projeto Álgebra Ativa, uma das pesquisas premiadas na edição 2004 do Programa de Apoio à Pesquisa e Ensino a Distância (Paped), promovido pela Capes e Secretaria de Educação a Distância (SEED). No mesmo dia, às 16h, o professor Ricardo Ramos Fragelli fala de suas descobertas no projeto Esforços Internos em Vigas, outro estudo premiado da edição do Paped 2004. No dia 21, às 11h, acontece a exposição sobre a nova base de dados de química adquirida pela Capes para integrar o Portal de Periódicos Capes.
Os resultados do projeto Gestão da Aprendizagem na Diversidade, serão mostrados pelo do grupo de pesquisa da professora Rita Vieira Figueiredo, da Universidade Federal do Ceará, na terça, às 15h. O projeto foi um dos selecionados no Programa de Apoio à Educação Especial (Proesp). Ainda na quinta-feira, as 16h, integrantes do programa de pós-graduação de excelência da Universidade Federal do Ceará sobre farmacologia mostrarão suas descobertas.
A reunião da SBPC - A Reunião Anual da SBPC é a maior reunião científica do Hemisfério Sul. Tem como objetivo reunir cientistas, estudantes, professores universitários, professores da rede do ensino médio e fundamental, profissionais diversos e cidadãos em geral interessados em discutir ou simplesmente em conhecer os resultados mais recentes da pesquisa científica, expor trabalhos e apresentar comunicações, divulgar idéias e pontos de vista, debater as políticas de educação, ciência, tecnologia e proposições de metas estratégicas para o progresso da ciência no Brasil. (Adriane Cunha)