Notícias
Projeto aprovado pela Capes foi apresentado na 57ª SBPC
O projeto Gestão de Aprendizagem na Diversidade foi tema de mini-palestra realizada na tarde de hoje, 21, na 57 ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Fortaleza.
O projeto foi um dos dez selecionados, em 2004, pelo Programa de Apoio à Educação Especial, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Proesp/Capes/MEC), com apoio da Secretaria de Educação Especial (Seed/MEC).
A apresentação, no estande do MEC, foi feita por Selena Penaforte, Adriana Limaverde e Geny Lustosa, integrantes da equipe coordenada pela professora Rita Vieira de Figueiredo, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.
Uma das principais metas do projeto é promover a formação de professores e diretores para atuarem dentro das metas da escola inclusiva. O trabalho iniciou com uma sondagem realizada em 19 escolas da rede municipal de Fortaleza, para verificar dados relativos à entrada e à permanência de alunos com necessidades educativas especiais. O grupo finaliza, agora, a escolha de uma escola que funcionará como o eixo dessa ação de inclusão.
Até 2008, serão gerados produtos como três teses de doutorado, duas dissertações de mestrado, seminários, oficinas, vídeos, além de uma cartilha para uso na rede municipal de ensino. (Fátima Schenini)