Notícias
Proformação tem encontro internacional em Brasília
Começou nesta segunda-feira, 29, o Encontro Internacional de Professores Formadores do Programa de Formação de Professores em Exercício (Proformação). Promovido pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), o encontro permitirá a troca de experiências entre professores de 12 estados brasileiros e de outros países, como Timor-Leste e São Tomé e Príncipe, que já implementaram o programa. O evento segue até quarta-feira, 31, no Bay Park Hotel, em Brasília.
A abertura contou com a presença do ministro Fernando Haddad, do secretário de Educação a Distância, Ronaldo Mota e do coordenador geral da Cooperação Internacional da Capes, Benício Schmidt. Haddad disse que uma educação de qualidade só é obtida com um financiamento estável em todos os níveis. Ele comentou que a reforma universitária e a criação do Fundo da Educação Básica (Fundeb), que aguarda aprovação do Congresso Nacional para entrar em vigor, são os principais instrumentos do ministério para atingir este objetivo.
Segundo Haddad, programas de apoio ao estudante, assim como os programas de formação de professores, gestores e funcionários e a avaliação sistêmica do ensino, devem funcionar simultaneamente para que dêem bons resultados. "Os programas de formação de docentes têm impacto direto em sala de aula. O principal objetivo é ajudar os nossos sistemas de ensino, mas se pudermos colocá-los também a serviço de outros países é melhor ainda", afirmou.
O Proformação já formou cerca de 30 mil professores em todo o Brasil. Existe há dez anos e serviu de exemplo para a criação de programas semelhantes, como o de Formação Inicial de Professores em Exercício na Educação Infantil (Proinfantil).
Nos últimos anos, o Proformação passou a contar com o apoio de organismos internacionais para ser implementado em outras nações. Em São Tomé e Príncipe, professores locais já formaram 77 pessoas.
No Timor-Leste, a Capes financia o Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa. O grupo de brasileiros ministra aulas, em português, de disciplinas como matemática, química e biologia, com o objetivo de qualificar docentes dos diversos níveis de ensino. Um dos resultados alcançados pela missão foi a elaboração de livros didáticos de física, biologia, história, geografia e educação física, levando em conta a realidade local. Os livros de história e geografia foram ilustrados com fotos do país e do seu povo. Um dos objetivos do programa é treinar mil professores de nível médio, no interior do país, utilizando material adaptado à realidade local.
Uma equipe de docentes de Guiné-Bissau está no Brasil para conhecer o programa e avaliar as condições de implementação no país. Além dos relatos das experiências no exterior, o encontro vai capacitar os professores formadores dos 12 estados presentes (AL, AM, BA, CE, GO, MA, MG, PE, PI, RO, RR, SE). (Raquel Maranhão Sá, da Assessoria de Comunicação do MEC)