Notícias
Capes prorroga inscrições para cooperação com a França
O Programa de Cooperação Franco-Brasileira para Formação de Engenheiros (Brafitec) prorrogou, até 15 de outubro, o período de recebimento de inscrições de instituições interessadas em participar de parcerias universitárias. Serão aceitas propostas de projetos exclusivamente sobre temas nas especialidades de engenharias florestal e aeronáutica.
O programa é uma realização conjunta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e da Conferência dos Diretores de Escolas e Formação de Engenheiros do Ministério da Educação da França. Tem como objetivo a criação e consolidação da cooperação bilateral, favorecendo o intercâmbio de estudantes de graduação, as iniciativas sobre a assemelhação de estrutura e conteúdos curriculares, e metodologias de ensino nos dois países. O Brafitec foi criado em 2002, e atende, no momento, 19 projetos.
Segundo informações da coordenadora adjunta de Cooperação Internacional da Capes, Fátima Battaglin, a prorrogação do prazo de inscrições atende a um pedido dos parceiros franceses. "Eles quiseram ampliar o período disponível para as inscrições, a fim de evitar que eventuais interessados não pudessem se inscrever devido à ocorrência das férias de verão, na Europa".
Cada instituição de ensino poderá apresentar somente um projeto, que poderá envolver no máximo duas instituições brasileiras: uma atuará como coordenadora e a outra como parceira. Os projetos contemplados receberão o valor anual de até R$ 120 mil para financiamento de missões de estudo e de trabalho. Para mais informações acesse aqui. (Fátima Schenini)