Notícias
Capes lamenta morte de um dos mais importantes físicos brasileiros
O cientista pernambucano, José Leite Lopes, 87 anos, morreu nesta segunda-feira, 12, no Rio de Janeiro (RJ). Leite Lopes foi fundador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), instituto de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e importante colaborador do desenvolvimento da física mundial. Além do trabalho acadêmico, o físico contribuiu de forma ativa para a política científica e educacional.
Para o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o falecimento de Leite Lopes deixa uma grande lacuna para o sistema de formação de recursos humanos no país."Leite Lopes tinha uma reconhecida capacidade de envolver os jovens nas atividades de pesquisa. Todos nós, seus amigos e admiradores, teremos sempre em mente o papel exercido por ele, grande cientista, crítico, incentivador da política científica no Brasil. Teremos saudades também da sua enorme criatividade e de seu perfil humanista e irreverente", afirmou.
O principal trabalho de pesquisa de Leite Lopes foi a previsão teórica de um novo tipo de partícula fundamental, o bóson vetorial. De acordo com o Hospital Samaritano, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. O enterro ocorreu às 10h, desta terça-feira, 13, no Cemitério São Francisco, no Caju (RJ). (Assessoria de Imprensa da Capes)