Notícias
Reforma universitária gera aumento de cursos de pós-graduação
{mosimage}O aumento dos pedidos de novos cursos de pós-graduação recebidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) mostra que as instituições de ensino superior (IES) estão se adequando às regras da reforma da educação superior. "O debate sobre a reforma está induzindo a busca da excelência, principalmente no que diz respeito a programas de pós-graduação", afirmou o ministro da Educação, Fernando Haddad. Ao todo, a Capes recebeu 502 propostas este ano, contra 471 em 2004. A expectativa do MEC é que ocorra um crescimento de 20% de pedidos de novos cursos até o fim de 2005.
O resultado dos cursos de mestrado, doutorado e mestrado profissional aprovados em todo o país foi divulgado nesta segunda-feira, 19. Dos 423 projetos avaliados, foram aprovados 174, sendo 106 de mestrado, 60 de doutorado e oito de mestrado profissional. As propostas recomendadas cobrem 103 instituições, sendo que 56 não têm ou apenas possuem pequena participação em atividades de pós-graduação. Com a aprovação do primeiro mestrado do Amapá, todos os estados passam a oferecer pelo menos um programa de pós-graduação.
Segundo o ministro (foto ao lado), a pós-graduação é importante para aperfeiçoar o ensino de graduação e fomentar o desenvolvimento local. "A partir do momento que existem grupos de pesquisadores voltados para questões locais, a pesquisa é direcionada para o desenvolvimento de cada região."
De acordo com o presidente da Capes, Jorge Guimarães, os cursos recomendados vão possibilitar a formação de profissionais para aumentar a "massa crítica" do país. "Dos 360 mil professores no ensino superior, só 32 mil atuam na pós-graduação. Os novos cursos vão incluir mais 1.500 pesquisadores neste grupo", enumera. As instituições que receberam avaliação positiva já podem abrir inscrições para os novos cursos.
Critérios - Segundo o diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine, os critérios de avaliação para abertura de cursos de pós-graduação são severos para assegurar a qualidade e a orientação aos alunos. "O segredo da pós-graduação é pesquisar para orientar bem o estudante", diz.
Existem, em todo o país, 3.150 cursos de pós-graduação. De 2002 a 2005, foram criados 750 cursos. O anteprojeto de reforma universitária, que está na Casa Civil da Presidência da República, exige que as universidades ofereçam três cursos de mestrado e um de doutorado. (Flavia Nery, da Assessoria de Comunicação do MEC)